Agora é a vez de Jaraguá do Sul!

Jaraguá do Sul Park Shopping recebe exposição “Livros para África”, da Omunga Grife Socia

Objetivo é buscar recursos para construir bibliotecas e capacitar professores

A Omunga Grife Social leva para o Jaraguá do Sul Park Shopping, em Jaraguá, a exposição ‘Livros para África’. São imagens do fotógrafo Max Schwoelk que retratam a realidade das regiões beneficiadas pelo projeto “Livros para África”, realizado em Angola e Moçambique, e ainda aborda a questão da educação no Brasil e no mundo.

Atualmente, mais de três mil crianças são beneficiadas apenas na África e quase
200 professores com atividades diferenciadas focadas no conhecimento, compartilhamento, leitura e valores. A exposição segue até o dia 26 de julho.

A Omunga venderá ainda camisetas exclusivas criadas por designers catarinenses voluntários – um dos meios da arrecadação de recursos que mantém a grife social e seus projetos. Comprando uma camiseta, você ajuda milhares de crianças. Com a venda do kit do projeto, no valor de R$ 49,90, além da camiseta embalada em uma caixa personalizada, há um livro com história especialmente criada pelo escritor Jura
Arruda, com ilustração de Micheline Moes. Toda a verba arrecadada é revertida na compra de livros, computadores, móveis e capacitação para professores.

O empreendedor social e fundador da Omunga, Roberto Pascoal, conta que há dois anos trabalha com a grife em prol de crianças, jovens e professores de diferentes locais e de extrema vulnerabilidade social.

Neste período, três bibliotecas foram construídas: duas no sertão do Brasil (com o projeto Escolas do Sertão) e uma na Angola. A terceira, ainda em fase de construção, será em Moçambique (projeto Livros para África).

A Omunga Grife Social é uma empresa privada com fins sociais que tem como principais objetivos angariar recursos para construir as bibliotecas em regiões de extrema vulnerabilidade social e capacitar professores.

Para Pascoal, este é um trabalho de articulação. “Fazemos um levantamento dos locais mais carentes por meio de indicadores sociais e buscamos contrapartidas com empresas, associações e o poder público”, destaca. Segundo ele, as bibliotecas são catalisadoras para promover a alfabetização e o engajamento das famílias no processo de educação de crianças e adolescentes em regiões muito pobres.

“Nosso trabalho é permanente. Após a implantação das bibliotecas, a equipe de voluntários retorna ao local a cada quatro meses para capacitar e motivar professores”, explica.

A exposição fotográfica conta o apoio do fotógrafo voluntário Max Schwoelk, além dos voluntários da OMUNGA Grife Social.
Sobre a Omunga* Grife Social
Oficializada em 2013, a Omunga Grife Social é uma empresa privada com fins sociais, na qual reinveste todo o lucro para gerar impacto positivo por meio da educação. A arrecadação de fundos é por meio da comercialização de produtos e da busca de cooperação entre o poder público, iniciativa privada, ONGs e cidadãos, além de captar voluntários para ações em projetos educacionais, porém independente.

*Omunga é uma expressão do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto.

Serviço
O quê: exposição ‘Livros para África’, do fotógrafo Max Schwoelk, e venda de camisetas – projeto da Omunga Grife Social.
Quahttp://omunga.com/wp-admin/post-ndo: de 15 a 26 de julho
Onde: Jaraguá do Sul Park Shopping
Quanto: exposição é gratuita
Para mais informações
Site: www.omunga.com
Facebook: www.facebook.com/agir.omunga
You Tube: www.youtube.com/user/OmungaNoMundo

Fonte: Santa Cultura Comunicação Criativa – https://www.facebook.com/santaculturacomunicacao