Toda biblioteca que inauguramos em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo tem o objetivo de ser um marco para famílias, comunidades e cidades.

Esse marco simboliza o acesso a informação, empoderamento, coragem e a esperança para muitos alunos, professores, coordenadores e diretores de escolas, que é sustentado pela continuidade do projeto por meio de formação dos professores das duas cidades beneficiadas com Escolas do Sertão: Betânia do Piauí e Curral Novo.

Assim, assuntos relacionados ao desenvolvimento de leitores, motivação, protagonismo e paixão pela educação foram temas abordados em dinâmicas em grupo, apresentações, contação de histórias, vídeos e relatos. Foram 16 horas de formação para cada município com foco em todos os professores do ensinou fundamental e infantil das duas cidades, somando 173 professores responsáveis mais de 2.600 alunos.

Percebemos compreensão, aceitação e entusiasmo em tudo o que foi apresentado. Por outro lado, ao desenvolver esse tipo de formação, também somos abastecidos e encorajados a nos prepararmos cada vez mais para servir além e melhor, pois nossa responsabilidade aumentou. Assim, durante os dias de formação, focamos também na pesquisa de novos conteúdos que completem o que foi desenvolvido.

Também vale ressaltar as demonstrações do mais puro reconhecimento e gratidão que fortalecem nossas relações com tantos professores e alunos.

Decidimos oferecer o conhecimento desenvolvido nos grandes centros pelos livros e universidades e nas experiências ligadas a educação e em troca recebemos as sensações e as emoções relacionadas a humildade de pessoas simples que não se entregam as verdadeiras dificuldades. Recebemos também a sabedoria gerada pelas dificuldades que pouco conhecemos  e ao valor das coisas que realmente importam.

Durante os dias de formação, já tomamos nota

Por isso, agradecemos a participação dos professores, diretores de escolas e das coordenadoras da zona rural, como também as empresas envolvidas, secretarias de educação e prefeituras.

Desejamos continuar e ir cada vez mais longe, independente das dificuldades. Queremos contar com o comprometimento e o espírito de servidão de todos, hoje e sempre!

Até a próxima, pessoal, e obrigado por visitarem  nosso blog!

Roberto Pacoal – Empreendedor Social – [email protected]