Olá pessoal,

No post de hoje vamos conhecer o impacto de nosso trabalho através da visão da professora Fabiana Araujo que atua nas escolas beneficiadas pelo projeto Escolas do Sertão.

Toda realidade pode ser transformada por meio da sua participação. Por isso, contamos sempre com VOCÊ!

Obrigado por visitar o nosso blog e boa leitura.

Forte abraço,

Roberto Pascoal – Empreendedor Social

Biblioteca que transforma!

O meu nome é Fabiana, sou professora da rede municipal de Betânia e de Curral Novo, “Sertão Piauiense”.

Quero falar do grande desafio que encontrei há 3 anos atrás quando comecei trabalhar na comunidade Serrinha, acredito que a comunidade mais carente do interior de Betânia. Quando me deparei com a realidade fiquei comovida, pois apesar das dificuldades enfrentadas por aquelas crianças, elas eram crianças cheias de sonhos, mesmo não vendo um futuro muito promissor.

Aquelas crianças viam na escola um mundo melhor e nos tinham (nós profissionais da escola) como grandes ídolos, um espelho, aquilo que as crianças queriam ser quando crescer; talvez pelo fato daquelas crianças não terem acesso a informação e a outro tipo de profissão, ou pelo fato de encontrar na escola o carinho e um ambiente agradável.

Nossa! Aquelas crianças viviam uma vida muito limitada, sim limitada. Pois a comunidade é carente, isolada, sem nenhum tipo de recreação. Mas, aquelas crianças eram cheias de sonhos e buscavam uma alegria na escola, mesmo não encontrado muito na escola, pois se trata de uma escola pública com poucos recursos. Cheguei a ter medo de um dia aquelas crianças deixarem de sonhar, ou até mesmo terem os seus sonhos frutados. (Isso foi há 3 anos atrás…).

Mas hoje, depois que foi implantada uma biblioteca, vejo uma comunidade transformada com pais mais ativos na escola e crianças além de motivadas, fascinadas em busca de um conto novo, uma história diferente. A biblioteca tem computadores e um acervo bem diversificado, que atende em torno de 50 crianças da escola, adolescentes, pais e comunidade em geral, fator que proporciona uma nova perspectiva de vida e a descoberta de novos horizontes.

Fico muito feliz, por ver o entusiasmo dos alunos. Sei que agora as nossas crianças vão conhecer um mundo novo, além de Betânia, que a vida não deu a elas a oportunidade de conhecer. Além do que já mudou na Serrinha, acredito vai mudar mais ainda, porque o conhecimento transforma a vida das pessoas.

Nas duas comunidades que trabalho tem biblioteca, e com isso aumenta as possibilidades de se fazer um bom trabalho, e futuramente ter jovens críticos e participativos e espero essa realidade transforme não só a vida das crianças de nossa região como de todo sertão do Brasil.

Professora Fabiana Araújo – Betânia do Piauí/Curral Novo. Estado do Piauí