No mês de abril, o Beiramar Shopping de Florianópolis lança sua chancela social, juntos às iniciativas ao qual  atualmente esta engajado: “Conexões Sociais Beiramar”.

Ações relacionadas a inclusão, educação, empreendedorismo, associativismo, voluntariado e gestão de organizações sociais são o foco de algumas organizações, como Junior Achievement, Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) , AMAPRAÇA e OMUNGA Grife Social.

E como parte das ações de lançamento do “Conexões Sociais Beiramar”, até o dia 05 de maio o Beiramar Shopping recebe a Exposição “Livros para África”, iniciativa da OMUNGA Grife Social.

As imagens são do fotógrafo voluntário Max  Schwoelk  que retratam  a realidade das regiões beneficiadas pelo projeto em Angola e Moçambique,  e ainda aborda  a questão da educação no  Brasil e no mundo.

Atualmente, mais de três mil crianças são beneficiadas apenas na África e quase 200 professores com atividades diferenciadas  focadas no conhecimento, compartilhamento, protagonismo, leitura e valores.

Além  da exposição, a Omunga  está  vendendo  camisetas  exclusivas  criadas por designers  catarinenses  voluntários  –  um  dos  meios  da  arrecadação  de  recursos  que mantém a instituição e seus projetos.  Com a venda do kit do projeto, no valor de R$ 49,90, além da camiseta embalada em uma caixa personalizada, há um livro infantil com história  especialmente  criada  pelo  escritor  Jura  Arruda,  com  ilustração  de  Micheline Moes. Toda a verba arrecadada é revertida na compra de livros, computadores, móveis e capacitação para professores.

O empreendedor social e fundador da Omunga,  Roberto Pascoal,  conta que há dois anos trabalha  com a grife em prol  de crianças,  jovens  e professores  de diferentes locais. Neste período, três bibliotecas foram construídas: duas no sertão do Brasil (com o projeto Escolas do Sertão) e  uma na Angola, viabilizada em parceria com a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt e a  terceira, ainda em fase de construção, será em Moçambique. Ainda neste ano, outras três serão colocadas em funcionamento na Amazônia (com o projeto Sementes da Amazônia).

A Omunga Grife Social  é uma empresa privada com fins sociais que tem como principais objetivos  angariar  recursos  para  construir  as  bibliotecas  em  regiões  de  extrema vulnerabilidade social e capacitar professores.

Para Pascoal, este é um trabalho de articulação. “Fazemos um levantamento dos locais mais  carentes  por  meio  de  indicadores  sociais  e  buscamos  contrapartidas  com empresas,  associações  e  o  poder  público”,  destaca.  Segundo  ele,  as  bibliotecas  são catalisadoras  para promover a alfabetização e o engajamento das famílias no processo de educação de crianças e adolescentes em regiões muito pobres. “Nosso trabalho é permanente. Após a implantação das bibliotecas, a equipe de voluntários retorna ao local a cada quatro meses para capacitar e motivar professores”, explica.

A exposição fotográfica conta o apoio do Beiramar Shopping, fotógrafo voluntário Max Schwoelk, Coletivo Negócios Sustentáveis, Restaurante Outback, e além dos voluntários da OMUNGA Grife Social e também dos voluntários selecionados pelo Portal Voluntários Online – http://www.voluntariosonline.org.br/

Sobre a Omunga* Grife Social

Oficializada em 2013, a Omunga Grife Social é uma empresa privada com fins sociais, na qual  reinveste  todo  o  lucro  para  gerar  impacto  positivo  por  meio  da  educação.  A arrecadação  de  fundos  é  por  meio  da  comercialização  de  produtos  e  da  busca  de cooperação entre o poder público, iniciativa privada, ONGs e cidadãos, além de captar voluntários para ações em projetos educacionais, porém independente.

*Omunga é uma expressão do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto.

Serviço:

O quê: exposição ‘Livros para África’, do fotógrafo Max Schwoelk, e venda de camisetas – projeto da Omunga Grife Social | Quando: de 23 de abril a 5 de maio

Onde: Beiramar  Shopping

Quanto: exposição é gratuita

Para mais informações

Site: www.omunga.com | www.facebook.com/agir.omunga | www.youtube.com/user/OmungaNoMundo | http://instagram.com/omunganomundo | www.flickr.com/photos/omunga

Contato

Roberto Pascoal – Empreendedor social e fundador da Omunga Grife Social

Telefone:  (47) 9684-3000  | [email protected]  |  Skype: r.pascoal1 | Twitter: @Roberto_Pascoal

Assessoria de Imprensa

Santa Cultura Comunicação Criativa

Taísa Rodrigues | [email protected] | (47) 8864-3373 | facebook.com/santaculturacomunicacao | www.santacultura.com.br