Evolução Omunga: mudanças estão por vir

A OMUNGA Grife Social nasceu com o propósito de ser uma ponte entre crianças e professores que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social. Regiões isoladas, desassistidas, com poucas oportunidades e esperanças limitadas. Áreas que pulsam em nosso país, mas desconhecidas pela maioria das pessoas.

O propósito se tornou empreendimento e passou a viabilizar a construção de bibliotecas e formação contínua de professores. Utilizando os recursos obtidos com a venda de produtos de uma marca que já nasceu para se tornar um símbolo de transformações sociais, sendo corajosa, desbravadora e altamente realizadora.

Pessoas posando para foto em prol das transformações sociais buscadas pela omunga

Em 5 anos de atuação, promovemos o projeto Escolas do Sertão (Betânia do Piauí e Curral Novo) e o projeto Livros para África (Luanda, Angola). No total beneficiamos 350 professores e 4500 alunos.

Acreditamos que o êxito ocorreu por conta da causa legítima e do engajamento de pessoas, empresas, organizações sociais e religiosas que compactuam com a ideia de que TODOS têm o direito a uma vida com liberdade e autonomia. E, que essa vida proporciona poder de escolha, independente de onde estejam, e que a educação pode ser a ferramenta mais eficaz para essa conquista.

Um passo para a evolução Omunga

Com o crescimento, surgiu o desafio de equalizar a viabilidade econômica para atender à causa. Além das demandas estratégicas, operacionais, comerciais e financeiras de itens exclusivos (como as camisetas), nossa fonte inicial de recursos.

Tais desafios resultaram em profunda reflexão sobre outros modelos de negócio que proporcionassem recorrência financeira para investirmos mais esforços na causa.

pessoas em apoio a causa social omunga posando para foto

Nessa fase, a CAUSE – Incubadora de Negócios Sociais e a aceleradora SPIN Negócios Exponenciais vieram somar ao que construímos, acreditamos, respiramos e buscamos. Suas ideias, métodos, mentores e parceiros, desestruturaram nosso status quo para fortalecer a ideia de que inovação, gestão, lucratividade e sustentabilidade fazem parte de iniciativas sociais.

homem discursando em uma reunião na incubadora de inovação social sobre a evolução omunga

Em paralelo, o surgimento do Instituto OMUNGA tem possibilitado a diversificação das fontes de recursos (doações, leis de incentivo, editais sociais) e o desenvolvimento da gestão de nossos projetos. Isso nos fez perceber a importância do foco em nossa causa e logo lançaremos um novo projeto por meio do Instituto. Aguardem!

quatro homens sorrindo posando para foto, sendo que uma deles veste uma camisa da omunga

Muito em breve, apresentaremos novas formas de engajamento junto aos projetos da OMUNGA. Possibilitando mais proximidade com a causa por meio de novos produtos, conteúdos e vivências que proporcionam experiências sociais, transparência financeira, mensuração de resultado e poder de impacto. Mantendo sempre o nosso propósito: construir um mundo melhor por meio da educação.

Por isso, mais do que nunca, contamos com a sua participação para que possamos ir cada vez mais longe e atingirmos o maior número de crianças. Nosso sonho só é possível a partir do esforço coletivo.

Continue nos acompanhando que vem muita coisa bacana por aí! 😉

Roberto Pascoal
Empreendedor Social
E-mail: [email protected]