No dia 9 de setembro, o Shopping Mueller Joinville e a Grife Social Omunga estarão unidos para promover iniciativas em nome da educação e da inclusão social. Convidados especiais estarão no Happy Art para falar sobre empreendedorismo e transformação social. O bate-papo gratuito e aberto ao público inicia às 19h, na Praça de Eventos.

Marcel Fukayama, CEO do CDI Global & Co-fundador do Sistema B Brasil, Edsmar Resende, especialista em Desenvolvimento e Gestão de Responsabilidade Social corporativa e organizações sociais, Anderson França, CEO e fundador da Universidade da Correria, e Roberto Pascoal, fundador da Grife Social Omunga, apresentarão cases de sucesso e em seguida iniciam o debate sobre transformação social. O evento será mediado por Thiago Chaves, fundador da Coletivo Negócios Sustentáveis e consultor de negócios de Impacto Social.

Em paralelo ao Happy Art, a Exposição Fotográfica “Livros para a África” segue até o dia 10 de setembro. A mostra é composta de imagens do fotógrafo voluntário Max Schwoelk, que viajou até Angola e Moçambique, na África, para retratar a realidade das regiões beneficiadas com o projeto. Os joinvilenses poderão colaborar com o projeto através de compra de camisetas da Omunga, por R$ 49,90.

Sobre os palestrantes

Marcel Fukayama

CEO do CDI Global & Co-fundador do Sistema B Brasil

Marcel Fukayama é CEO do CDI Global, organização social que tem a missão de usar a tecnologia para transformar vidas e desenvolver comunidades. Através de uma metodologia de resolução de problemas sociais, o CDI impactou em 19 anos 1,58 milhão de pessoas em mais de 10 países e 715 comunidades. Iniciou como empreendedor aos 17 anos ao criar uma das primeiras lan houses de São Paulo. Fundou três associações de mercado para influenciar política pública e estruturar o campo. Juntou-se ao movimento global de Empresas B e fundou o Sistema B Brasil com o objetivo de criar uma comunidade de empresas que usam o poder de seu negócio como uma força de mudança. É líder na Fundação LIVESTRONG desde 2009, maior comunidade global de combate ao câncer, e está comprometido em um criar um novo paradigma sobre a doença. É co-autor de Negócios com Impacto Social no Brasil (Editora Peirópolis, 2013), primeiro livro sobre negócios sociais no país, e Economia Criativa: Um conjunto de visões (Fundação Telefónica, 2012). É formado em Administração de Empresas (FIAP), com MBA Executivo (ESPM) e extensão em global marketing management (Universidade de Califórnia).

Por sua atuação como empreendedor social, foi reconhecido:

• Forbes 30 abaixo de 30, grupo de jovens que estão mudando o país, Forbes Brasil – Fev/14;

• 10 CEOs mais Inspiradores do Brasil, GQ Magazine – Abr/14;

• 14 jovens líderes empreendedores sociais, Skoll Foundation & MasterCard Foundation – Mai/14;

• FIFA Coca-Cola Trophy Tour Award – Jun/14.

 Edsmar Resende

Especialista em Desenv. e Gestão de Responsabilidade Social corporativa e organizações sociais.

Possui 15 anos de experiência na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Terceiro Setor, em equipes internas ou como consultor. Experiência multisetorial: Mineração, Energia, Sucroalcooleiro, Financeiro e Terceiro Setor. Sócio-fundador da ABRAPS e ex-membro colaborador da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP. Atuação como mentor em incubadora tecnológica (Inova/UFMG), aceleradora de startups (Techmall) e projetos de empreendedorismo (Nexu/UFMG).

Pesquisas, estudos e desenvolvimento de oportunidades de negócios verdes, inclusivos e éticos, negócios de base da Pirâmide e negócios sociais (Coca-Cola, Carrefour, Casas Bahia, Fundação Avina, MMX) Desenvolvimento de consultorias em mecanismos de mercado e relatórios de Sustentabilidade como Global Reporting Initiative (GRI), Ibase, Aneel, ISE/Bovespa, Dow Jones Sustainability Indexes, Oekom Research AG, ICO2/Bovespa.

Anderson França

CEO e Fundador da Universidade da Correria

A Universidade da Correria é uma iniciativa da Dharma ACC, Agência de Comunicação e Criatividade. Fundada no Complexo da Maré, em 2011, a Dharma tem se dedicado a colaborar com pequenos empreendedores em favelas cariocas e compartilhar conhecimento com foco em negócios, negócios sociais e outras áreas. A Universidade da Correria é o conjunto de módulos de aprendizado com foco em modelagem, prototipagem e implementação de negócios, especialmente em territórios populares. Os módulos preparam, reciclam e agregam mais conhecimentos para empreendedores da base, interessados em desenvolver negócios e, ao mesmo tempo, aproveitar de maneira inteligente e ao máximo os poucos recursos que possuem.  Tudo isso em uma linguagem atual, dinâmica, sem excentricidades e utilizando os saberes já desenvolvidos pelos empreendedores em suas histórias de vida, muitas vezes, customizando a linguagem de negócios utilizada em universidades ou consultorias, para a compreensão popular.

Adriano Bornschein Silva

Quarta geração do fundador do Laboratório Catarinense

Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, e com pós-graduação em Marketing pela FGV. Atuou como Diretor Comercial & Marketing até 2003, a partir de 2011 passou a responder pela vice-presidência da empresa e atualmente assumiu a Presidência. Atuando sempre em atividades sociais, fundou em 2001 o Instituto A Fonte da Alegria (IAFA), organização responsável pela administração dos projetos sociais mantidos pela empresa. O IAFA como é conhecido, trabalha com projetos que atuam em apoio a crianças, famílias carente e idosos. Há 11 anos atua como bombeiro voluntário em Joinville, desempenhando a atividade de socorrista. Atuou como coordenador geral do projeto Bombeiro Mirim até o ano de 2013, projeto este que atende mais de 450 crianças e adolescentes trabalhando atividades de cidadania, conhecimentos bomberis e musica. Em 2008 e 2011 teve uma participação muito importante no atendimento às vítimas das catástrofes climaticas, sendo o coordenador geral da Central Solidária, que deu origem a mais recente ONG, chamada FEE (Força Empresarial para Emergências) a qual passa a presidi-la em âmbito nacional. F.E.E é uma organização não governamental e apartidária que visa reunir e organizar e representar as 4 forças econômicas de uma nação em casos de emergências em calamidades públicas decorrentes de atividades de eventos naturais, para atender através de administração de doações visando minimizar os danos causados nos primeiros 30 dias pós choque.

Roberto Pascoal

Fundador da Grife Social OMUNGA

Aliando a carreira de consultor de vendas no circuito Brasil-África, Roberto resolveu agir ao conviver com os desafios de regiões de extrema carência de recursos materiais no nordeste brasileiro e em países africanos. Isso aconteceu por meio da grife social OMUNGA que tem o propósito de ser um meio de mobilização e articulação da sociedade, a fim de criar melhores condições de educação para crianças e adolescentes que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo, estimulando ações práticas da consciência social.  Oficializada em 2013, é uma organização privada com fins sociais com sede em Joinville (SC) e arrecada fundos por meio da comercialização de produtos da grife. Busca ainda contrapartidas entre poder público, iniciativa privada, ONG e cidadãos comuns para construir bibliotecas e, principalmente, capacitar educadores para formação de leitores. São dois os primeiros projetos em andamento: “Escolas do Sertão” (Piauí – Brasil), com duas bibliotecas que foram inauguradas em 2013, e “Livros para África” (Angola e Moçambique), previsto para inaugurar outras duas bibliotecas no segundo semestre de 2014.

 Mediador: Thiago Chaves

Fundador da Coletivo Negócios Sustentáveis e Consultor de Negócios de Impacto Social.

De Florianópolis/SC, Mestre em Administração – Gestão Internacional na ESPM/SP. Especialista em Negócios Sociais – (Social Business) pela Yunus Business Center – ESPM/SP. Graduado em Administração Empresarial pela ESAG/UDESC, com extensão acadêmica na École Supérieure de Commerce Amiens – Picardie, França. Advogado e graduado em Direito pela UFSC. É professor pesquisador nas áreas de Multinacionais; Marketing; Empreendedorismo Social, Negócios com Impacto Social e Sustentabilidade. Associado a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, realizou pesquisas, estudos e gestão com impacto social nas empresas Coca-Cola Brasil, Danone Brasil e BrFoods. Atuou como coordenador de inovação social no Instituto Comunitário da Grande Florianópolis. Atualmente é presidente da comissão de criação do Curso de Administração Pública da FACASC e leciona a disciplina de Economia Solidária e Empreendedorismo Social.

Sobre a Grife Social OMUNGA

 A Grife Social OMUNGA desenvolve projetos de educação para viabilizar a construção de bibliotecas e a capacitação de professores em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo.

Após concluir com êxito a primeira fase do projeto Escolas do Sertão, por meio da construção de duas bibliotecas no sertão do Piauí, beneficiando 800 crianças e adolescentes, a segunda iniciativa foi lançada. O projeto Livros para África irá viabilizar a construção de duas bibliotecas, em Angola e Moçambique, na África, e a capacitação de aproximadamente 150 professores de educação infantil, beneficiando cerca de 3 mil crianças africanas.

Serviço:

O que – Happy Art Mueller e Omunga

Quando – 9 de setembro, 19h

Onde – Praça de Eventos do Shopping Mueller

Quanto – Gratuito

 

Contato para entrevistas:

Roberto Pascoal

+55 47 8816 6199 | *55 47 9684 3000 (Brasil)