Neste post, o designer Pedro Segreto compartilha como foi mediar o processo de cocriação do roteiro do novo vídeo de manifesto da OMUNGA, para reforçar nossa causa pela educação.

Pedro, que atende grandes clientes como Rede Globo, Reserva, Telefônica e Oi, veio do Rio de Janeiro especialmente para participar desse momento transformador. O trabalho em conjunto reuniu voluntários das áreas de comunicação, pedagogia, administração, conselheiros e pessoas que apoiam nossa grife, que possuem um mesmo objetivo em comum: construir um mundo melhor por meio da educação.

O próximo passo dessa ação colaborativa será a produção do vídeo com o apoio de produtoras parcerias, como a Videobox.

Confira, a seguir, o relato do Pedro sobre essa experiência:

Manifesto OMUNGA: Reforçando nossa causa pela educação

O que faz das viagens experiências tão memoráveis? Acredito que a chave dessa questão está na dimensão humana. Numa poética visceral que existe nas conexões e nos relacionamentos. No exercício real da tão propalada empatia. Viajar é imergir. Mergulhar no outro. Banhar-se no rio em curso da vida alheia. Transformar estórias em histórias. A OMUNGA, pra mim, foi um salto, intenso, profundo. Viagens dentro de viagens. Conexões, trabalho e esperança.

Quando o Pascoal me procurou, falando sobre a OMUNGA e seus desafios, eu logo quis colaborar. Mas não imaginava como aquilo iria me tocar. Como ouvir aqueles relatos e ver a energia daquelas pessoas na construção de soluções iria mover minhas certezas, me fazer repensar certas ideias.

Eu já tinha sido abalroado com força pela fala do Dan Pallota no TED de 2013 – que eu, tardiamente, acabara de conhecer. Tinha acabado de fazer um processo de cocriação com o pessoal da Impacto Social e do Abraço Campeão – projeto que leva cidadania por meio do esporte para a molecada do Complexo do Alemão. Viva o Alan Duarte! E a OMUNGA veio como a terceira pedra do sol para iluminar esse novo caminho.

No mês de agosto, durante dois dias, tive o prazer e a responsabilidade de facilitar o processo de cocriação de um novo discurso para a OMUNGA. Um discurso para sensibilizar diferentes públicos, construído a partir da autenticidade e relevância de um trabalho em movimento. Demos clareza ao propósito, observamos o contexto e produzimos! 10 pessoas se permitiram a viagem, confiaram no fluxo e (se) entregaram, em pouco mais de 12 horas de trabalho, um vídeo-manifesto, uma apresentação e o roteiro de um vídeo institucional. Dias ensolarados de poder e prazer imbuídos pela força de uma causa!

Certamente, a missão da OMUNGA mobiliza, mas foram as pessoas, nesses dois dias em Joinville, que me fizeram acreditar. Gentileza, compromisso, dedicação, fé. A energia de quem coloca a mão na massa, de quem já deu com a cabeça na parede, de quem mostra disponibilidade e disposição.

Cocriação OMUNGA - Vídeo Manifesto, com o designer Pedro Segreto, reforçando nossa causa pela educação.

Geralmente, permaneço em outro plano em relação ao que está sendo criado em cada processo. Preciso me colocar em um lugar de onde eu possa colaborar como espelho sintético do que borbulha. Como o cavalo que transporta. Como o barqueiro que atravessa. Mas, dessa vez, me molhei, peguei no barro e escrevi o texto do vídeo manifesto. Fiz de coração! Não foi simplesmente dar forma às palavras “postitadas” à nossa volta. Foi colocar pra fora o sentimento que brotou dessa experiência.

O vídeo-manifesto está em fase de finalização pela equipe da OMUNGA e será produzido por produtoras parceiras nas próximas viagens para o Sertão e a África. Enquanto isso, você pode matar a curiosidade lendo, abaixo, o texto que criamos em conjunto no meetup, trabalhando a causa pela educação.

Agradeço ao grupo ter me permitido participar dessa experiência. Esse texto é nosso! Assim, não tenho melhor forma de terminar este relato, senão com a verdade que enxergo na OMUNGA e em todos os seus colaboradores. Foi demais! Evoé!

Parceiros, voluntários e conselheiros participaram de dinâmicas de grupo reforçando nossa causa pela educação.

Manifesto OMUNGA

Uma criança olha pro futuro em busca de esperança.
Uma senhora serve um café, que desce amargo pela boca.
Uma família volta pra casa sentindo o abandono.
Uma realidade distante que não queima os nossos pés. Invisível, imaterial, impalpável.

Como você se sentiria se não tivesse poder de escolha?
Se os seus filhos não tivessem o direito a sonhar?

E se eu te disser que basta um olhar, uma palavra, um abraço? Que tijolos podem erguer a transformação? Que livros podem construir novas perspectivas?

Conectando pessoas, provocando o engajamento, proporcionando autonomia, acreditamos que podemos fazer a diferença. Acreditamos que podemos dar visibilidade para aqueles que há muito estão na sombra. Que podemos inspirar e liderar um movimento que aproxima mundos e rompe barreiras.

Com amor e felicidade, abraçamos essa causa com a coragem de quem quer assumir a responsabilidade de fazer diferente. Viva a experiência. Dê voz a uma criança. Sinta o arrepio. Transforme!

OMUNGA, um mundo melhor por meio da educação!

Texto escrito e enviado pelo designer voluntário Pedro Segreto, especialista em processos de cocriação
contato@pedrosegreto.com
www.pedrosegreto.com
www.facebook.com/pedrosegretodesigner