Desde quando finalizamos a primeira etapa do projeto Escolas do Sertão, em que foram inauguradas as duas primeiras bibliotecas, percebemos que seria vital registrar os nossos passos e o significado de nosso trabalho para as comunidades beneficiadas.

Após algumas tentativas com fotógrafos de Joinville, Santa Catarina, recebemos a recomendação do fotógrafo profissional Max Schwoelk, que logo viria a se tornar voluntário da grife social OMUNGA. O primeiro desafio, que já começou de forma grandiosa, foi o de registrar as crianças e da Escola São Marcos em Luanda, Angola e da Escola Primária de Boroma em Moçambique, regiões beneficiadas pelo projeto Livros para África.

Inserir um voluntário nesse tipo de realidade é algo delicado e até imprevisível.

E com Max o caso foi de muito êxito, tanto em função de sua empatia quanto da fácil conexão com as crianças daquele contexto. Especialmente em Moçambique, pois o local onde vamos construir a nova biblioteca é praticamente isolado. Mas a conexão de nosso voluntário com a comunidade ao invés de morosa e até limitada, foi surpreendente.

Outro fator que resultou no sucesso dessa missão foi o entendimento do fotógrafo junto aos objetivos da grife, por meio do seu cuidado em salvaguardar a dignidade daquelas pessoas, substituindo as tradicionais imagens de fragilidade e condições adversas por sorrisos e ações que fortalecem a esperança.

Por fim, os dias nesses países africanos foram especialmente eficazes pela possibilidade de troca, intervenção ao trabalho realizado, análise de resultados e discussões para equilibrar as perspectivas e expectativas do que estava sendo construído entre o fotógrado e a grife social.

A maior parte das imagens que são publicadas nas redes sociais e na campanha de divulgação do projeto Livros para África é resultado do trabalho fotográfico voluntário de Max Schwoelk.

Para apreciar os trabalhos de Max, acessem:

www.maxschwoelk.com/
www.facebook.com/max.schwoelk
www.facebook.com/maxschwoelkfotografia
www.facebook.com/agir.omunga
www.flickr.com/photos/omunga

Continuem acompanhando nosso trabalho e obrigado por visitarem nosso blog.

Estamos apenas começando.

Um forte abraço,

Roberto Pascoal – Empreendedor Social