Após finalizar a exposição fotográfica Livros para África, em Florianópolis, a equipe da OMUNGA Grife Social embarcou rumo ao sertão do Piauí para a primeira capacitação de 2015 das comunidades beneficiadas no projeto Escolas do Sertão.

O projeto Escolas do Sertão envolveu empresas, prefeituras e milhares de pessoas de todo Brasil que colaboraram por meio da compra de camisetas, doações de livros, computadores e outros equipamentos para construção das duas bibliotecas que foram inauguradas em outubro de 2013 em Betânia do Piauí e Curral Novo, no Piauí.

Após a inauguração, foram realizadas três capacitações com professores, pois, mais importante que inaugurar as bibliotecas, é a continuidade do projeto com professores motivados e engajados. Em 2015 serão quatro ações de capacitação no sertão do Brasil.

Assim, foram realizados diagnósticos e, consequentemente, um plano pedagógico em parceria com a FATUM ASSESSORIA EDUCACIONAL com o objetivo de formar leitores, motivar e proporcionar um novo significado para a profissão de educador/professor.

Para esse trabalho contamos com a Rosana Vistuba, consultora da FATUM e psicóloga com experiência em contação de história, desenvolvimento de equipes e consultoria em educação, que traz uma reflexão sobre as relações familiares, relações professor/aluno e sexualidade durante 20 horas nesta semana.

A bibliotecária voluntária Maria da Luz também nos acompanha para avaliar as condições do acervo dos livros doados pelo projeto. Além da Irmã Isabel que é assistente social e Ana Carlota, também psicóloga e integrante da Gerência Educacional e de Assistência Social das escolas que fazem parte da Congregação das Irmãs Franciscana de Ingolstald.

O projeto Escolas do Sertão beneficia atualmente 2.673 alunos e 174 professores e a continuidade desse trabalho é o nosso principal objetivo hoje e sempre.

Obrigado por visitarem nosso blog e que possa surgir mais participações.

Um forte abraço e até a próxima.

Roberto Pascoal – [email protected]