Os cinco anos da OMUNGA Grife Social foram desafiadores e de muito aprendizado. Desejamos criar um símbolo de transformação social. Uma marca que representasse aqueles que acreditam que a educação é um direito de todos – de TODOS -, um espelho de quem compactua com a coragem e o desbravamento para beneficiar crianças e professores que vivem em regiões isoladas, desassistidas, onde poucas ou nenhuma organização social atua.

professora a frente da sala de aula ensina alunos em escola precária do sertão

Luta pela transformação social por meio da educação

Tais propósitos foram estampados em camisetas e milhares de “omungueiros” vestiram nossa causa e impulsionaram as primeiras ações. A cada camiseta vendida, um passo em direção ao que definimos como “um mundo melhor por meio da educação”.

Parceiros e voluntários altamente qualificados e engajados uniram-se a nossa luta pela transformação social por meio da educação e absorvemos outras demandas de produtos, como linha corporativa de vestuário, panetones e até colombas de Páscoa para subsidiar o nosso trabalho e, consequentemente, os projetos Escolas do Sertão e Livros para África, pois não existe mudança real sem recursos financeiros.

A operação cresceu e a complexidade também. Constatamos a necessidade de revisar os processos e trazer inovação para o negócio de forma a potencializar o desempenho, os resultados e as relações com os muitos parceiros que acreditam em nossa causa e trabalho.

A aproximação de novos conselheiros e mentores, da SPIN e da CAUSE – Incubadora de Inovação Social Inovaparq, além de conexões com outros empreendedores sociais, proporcionaram uma análise mais madura e equilibrada entre causa, viabilidade econômica e de onde deveria estar o nosso foco.

garoto beneficiado pelo projeto omunga olha para a câmera com lágrimas nos olhos

Instituto OMUNGA busca maior incentivo para projetos

O surgimento do Instituto OMUNGA – que soma aos esforços da OMUNGA Grife Social -, resulta na criação de mecanismos para recorrência financeira e melhores aportes econômicos, por meio de doações e projetos incentivados que buscam impactar um maior número de crianças e professores. Tudo isso somado a uma equipe qualificada, de atuação permanente e comprometida com a transformação social por meio da educação.

Em breve, lançaremos ideias novas, que estão sendo bem semeadas com a participação de aliados fiéis, como a Exit Comunicação e Negócios, a Oodles Comunicação Digital e a FAZdesign, além de nosso fantástico time de trabalho, visando à maior proximidade com a causa, valorização da marca OMUNGA, transparência financeira, experiências sociais e, principalmente, mais crianças e professores impactados.

Continue nos acompanhando! Vamos juntos fazer um mundo cada vez melhor por meio da educação.

Roberto Pascoal
Empreendedor Social e Presidente do Instituto OMUNGA
roberto.pascoal@omunga.com