Expedição do Projeto OMUNGA na Amazônia | 4º Ciclo | Jun/23
A Expedição OMUNGA do 4º Ciclo de Desenvolvimento de Professores do Projeto OMUNGA na Amazônia aconteceu entre os dias 26/05 e 05/06/23 em Atalaia do Norte, interior do estado do Amazonas.
Com um time de mediadores voltados a promoção da leitura e a multiculturalidade, o tema “Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas” foi foco de 04 oficinas que impactaram em torno de 200 professores.
O objetivo foi compartilhar histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas, possibilitando contato tanto com estudos das áreas de literatura, história, artes e outras afins, como também narrativas de personagens marcantes da comunidade. Como resultado, foi criado um ambiente favorável para que os professores desenvolvam atividades com os alunos, abordando as histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. E, sobretudo, fortalecendo os vínculos com os aspectos culturais em seu próprio território como também a expansão de suas referências e visão de mundo. E, sobretudo, fortalecendo os vínculos com os aspectos culturais em seu próprio território como também a expansão de suas referências e visão de mundo.
Como nos ciclos anteriores, os professores foram divididos em 04 grupo de 50 integrantes e as oficinas aconteceram intercaladas, simultaneamente.
Os conteúdos são sempre complementares entre si. Por isso, antes do embarque de cada Expedição, a coordenação pedagógica e cultural direciona muita energia para contextualizar os mediadores aos objetivos do projeto e do ciclo/expedição em questão. Além de integrá-los a história, a forma de viver, aos hábitos e a cultura da comunidade de Atalia do Norte.
Conheça o TIME que fez parte desta Expedição e suas respectivas atividades:
Mediador: Felipe Segui | Designer.
Oficina de Projetos: Ferramentas para Empatia e Diversidade.
Mediadora: Franciele de Almeida de Oliveira | Historiadora, Produtora Cultural e Coordenadora do Instituto de Leitura Quindim.
Oficina de Cultura: Histórias e culturas do Brasil – A presença indígena e afro-brasileira no território nacional.
Mediador de Desenvolvimento Humano: Otavio Junior | Escritor, ator e contador de histórias.
Oficina de Desenvolvimento Humano: Letras, livros e Leituras e a MINHA HISTÓRIA.
Mediador: Volnei Cunha Canônica | Presidente Instituto de Leitura Quindim
e Fundador Clube de Leitura Quindim.
Oficina de Literatura e Escrita: Alfabetização do olhar: ampliação da narrativa visual por meio da literatura infantil com enfoque nas culturas indígena e afro-brasileira.
Participaram também desta Expedição:
Roberto Pascoal – Empreendedor Social e Diretor Geral do Projeto OMUNGA na Amazônia.
Daniel Machado – Coordenador Cultural.
Julio May – Diretor de Imagens.
Douglas Camargo – Cinegrafista.
Cris Moresco – Produtor de áudio.
Com o time selecionado e preparado, partimos para o seguinte roteiro:
26/05 (sex) e 27/05 (sáb): Início do deslocamento para Manaus de diferentes pontos do Brasil (Caxias do Sul/RS, Joinville/SC, Rio de Janeiro/RJ).
27/05 (sáb): Chegada em Manaus/AM até as 11h. Após o check-in no hotel, almoço e às 17h integração. Às 19h30, jantar no hotel.
28/05 (dom): Às 04h20 saída do hotel rumo ao Porto Ajato de Manaus e às 06h, saída do barco.
29/05 (seg): Por volta das 18h chegada em Benjamin Constant. Na sequência, deslocamento até Atalaia do Norte, com previsão de chegada às 20h. Check-in no hotel, jantar e descanso.
30/05 (ter): Às 07h café da manhã, posteriormente, visita aos locais de oficinas, conferência de materiais e recursos audiovisuais. Após o almoço, na parte da tarde, integração com a comunidade e, à noite, às 19h, abertura das atividades no Ginásio de Esportes da Cidade.
31/05 (qua): Às 07h, café da manhã. Às 08h atividade coletiva com todos os professores reunidos no Ginásio de Esportes. Almoço por volta das 12h. A partir das 13h30, início das oficinas. Às 18h, avaliação das atividades do dia. 19h30 jantar e, posteriormente, descanso.
01/06 (qui): Às 07h, café da manhã. Às 08h início das oficinas. Às 12h o almoço. A partir das 13h30, início das oficinas. Às 18h, avaliação das atividades do dia. 19h30 jantar e, posteriormente, descanso.
02/06 (sex): Às 07h, café da manhã. Às 08h início das oficinas. Por volta das 12h almoço e, a partir das 13h30, atividade coletiva no Ginásio de Esportes. Encerramento do ciclo de oficinas. Por volta das 19h30 jantar e, posteriormente, descanso.
03/06 (sáb): Às 08h café da manhã e, durante o dia, integração com a comunidade.
04/06 (dom): Por volta das 09h, café da manhã de despedida. Às 12h iniciamos o retorno de Atalaia do Norte para Tabatinga de carro/barco e de Tabatinga para Manaus será por outro roteiro. Agora, de avião. De Manaus, partimos para os destinos.
Vivenciar tais experiências exigem muita disposição e resiliência. Pois, imaginem que depois 04 dias de viagem, carregando bagagens que incluem mais de 02 mil livros, é necessário iniciar as atividades com os professores com toda energia e assim foi.
Uma atividade era emendada na outra. Haja disposição.
No entanto, vivenciamos relativo conforto pelo novo hotel que nem havia sido inaugurado, também pelo fato de haver problemas de oscilação de energia elétrica, a internet funcionou muito bem em pontos de apoio (restaurante e hotel), o clima estava agradável e tínhamos um ônibus escolar à nossa disposição.
Considerando o contexto das expedições da OMUNGA… uma expedição leve!
Em paralelo os mediadores potencializaram entregas fantásticas, resultando em reflexões, investigações, experimentações e descobertas. Ao mesmo tempo, todo time da OMUNGA era abastecido com as vivências dos professores que atuam numa das regiões mais isoladas do Brasil em condições extremas.
Para Daniel Machado, Fotógrafo e Coordenado Cultural da OMUNGA:
Para Daniel Machado, Fotógrafo e Coordenado Cultural da OMUNGA, “É fundamental abordar as culturas indígenas e afro-brasileiras em sala de aula para promover a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Ao conhecermos e respeitarmos as tradições e saberes desses povos, estamos contribuindo para a construção de uma identidade cultural plural no Brasil”.
Já para Felipe Segui, um dos mediadores:
“O trabalho junto da OMUNGA foi incrível. A oportunidade de promover cultura, capacitar professores e imergir em realidades tão diversas foi enriquecedor. Agradeço por essa jornada que proporcionou aprendizados únicos e trocas inspiradoras”.
Ainda no decorrer da semana, várias atividades de integração comunitária marcaram esta expedição. Seja o jantar na casa do Senhor Ronaldo e da Dona Miriam, pais de crianças e adolescentes que fazem parte da rede municipal de ensino de Atalaia do Norte. Muitas caminhadas nas regiões ribeirinhas para registros de imagens (fotos e vídeo) para a Série OMUNGA na Amazônia ainda em produção. Uma roda de conversa sobre lendas e outras histórias de Atalaia do Norte fortaleceram nossos vínculos com as riquezas culturais da cidade e, por fim, a cada refeição um momento de pausa, escuta e integração do time.
Cada expedição é totalmente diferente uma da outra. Já que as temáticas mudam, o time de mediadores quase sempre tem alternância e o território também possui suas variações. Seja pela época da chuva ou de seca, pela oscilação de energia elétrica ou sinal de internet.
Tudo isso exige do time de produção da OMUNGA o aprimoramento das habilidades de resiliência e ressignificação.
Por isso, nas buscas por profissionais para atuação in loco, sempre buscamos aprofundar as questões relacionadas a formação, experiência e conhecimento da temática em questão como também profissionais que abracem e honrem nossa missão, visão e valores.
É sempre necessário equalizar muito bem as expectativas, as buscas de cada um, o momento atual para fazer parte deste tipo de experiência, o limite de cada um.
Por isso, cada expedição é uma experiência de aprendizado marcante que nos fortalece para tantas outras que desbravaremos.
O Projeto OMUNGA na Amazônia é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com os investidores Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, IBM, Havan, Bayer e TKE, além de pessoas físicas que acreditam num mundo melhor por meio da valorização cultura e da educação. E, sobretudo, acreditam que se desejamos um mundo melhor, devemos cuidar de todos, independentemente de onde estejam.
Por isso, agradecemos e valorizamos o fato de termos propósitos tão comuns.
Também agradecemos a toda comunidade de Atalaia do Norte, que tanto nos acolhe e compartilha momentos inesquecíveis, e ao time desta expedição, que se entregou tanto para realizarmos momentos marcantes.
Muito obrigado por visitar nosso blog e até a próxima!
Com carinho e gratidão,
TIME DA OMUNGA
[email protected] | 47 3305 6716