DE UMA BUSCA INDIVIDUAL A UM PROPÓSITO COLETIVO
As vivências em regiões de extrema vulnerabilidade social despertaram o interesse do catarinense Roberto Pascoal para a área de negócios sociais. Como seria possível beneficiar crianças que vivem em regiões isoladas, distantes, onde pouca ou nenhuma organização social atua, por meio da educação?
Após um período sabático de quatro anos na África, o desejo de atender crianças do Brasil e do mundo levou Pascoal às cidades mais vulneráveis do sertão nordestino para encontrar formas práticas de agir socialmente, mas fora dos padrões filantrópicos tradicionais.
Foto: Acervo OMUNGA
“NÓS SÓ QUEREMOS LIVROS”
Foi a partir da escuta pelos pedidos e necessidades reais dessas crianças, professores e famílias do Piauí por algo tão específico, como os livros, que se tornou possível dar o primeiro passo. Ou seja, o mais fundamental era levar mais livros para o sertão, por meio da construção de bibliotecas. Assim, nasceu Escolas do Sertão, o primeiro projeto da OMUNGA.
Foto: Acervo OMUNGA
Com a venda de camisetas e de outros produtos promocionais, junto com a arrecadação de milhares de livros e de materiais pedagógicos, além de computadores, a OMUNGA inaugurou suas primeiras bibliotecas. Os locais, somados, atendem mais de 2.500 crianças nas cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí.
Foto: Acervo OMUNGA
Porém, transformações mais sólidas também poderiam vir do trabalho constante com os professores. Após conversar e conhecer necessidades mais profundas, a OMUNGA deu início ao primeiro ciclo de formação de professores e, logo, o professor se tornou o foco e o principal agente de transformação social da OMUNGA.
Foto: Acervo OMUNGA
Com a marca OMUNGA consolidada e o sucesso dos primeiros passos, o segundo projeto saiu do papel. O Projeto Livros para África beneficia mais 1.500 crianças em ação conjunta com a Congregação das Irmãs Franciscanas da Ingolstald, após a instalação de bibliotecas em Luanda, capital de Angola.
Fotógrafo voluntário: Max Schwdelk
EDUCAÇÃO PARA TODAS AS CRIANÇAS. TODAS!
Para alcançar novos horizontes e diversificar as fontes de recursos e aprimorar a gestão de projetos, uma nova inspiração resultou na criação do Instituto OMUNGA, que atua em paralelo a OMUNGA Grife Social, com o objetivo de potencializar resultados mais expressivos.
Foto: Acervo OMUNGA
Também a partir de uma parceria com a Spin Negócios Exponenciais de Jaraguá do Sul/SC e com a CAUSE, Incubadora de Inovação Social/Inovaparq de Joinville/SC, a OMUNGA se transformou. A vivência no ecossistema de inovação ajudou no amadurecimento da ideia de aproximar mais a monetização da OMUNGA da causa, gerando recorrência financeira e experiências sociais. Foram criados o OMUNGA Clube e as doações mensais e pontuais para o Instituto OMUNGA.
FORTALECIDOS PARA O DESBRAVAMENTO PELA EDUCAÇÃO
O desejo de atuação em larga escala e a necessidade de obter participação em recursos privados também fez o Instituto OMUNGA lançar seu primeiro projeto a ser financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet). Assim nasceu o projeto OMUNGA na Amazônia.
Fotógrafo voluntário: Daniel Machado
Agora, a OMUNGA possui meios que permitem sustentabilidade financeira para execução de seus projetos por meio do OMUNGA Clube, OMUNGA Doações, venda de produtos pela OMUNGA Grife Social, além de Projetos Incentivados do Instituto OMUNGA.
Para potencializar nosso poder de gestão e de execução, nos inscrevemos no programa de mentoria voluntária em gestão para empreendimentos sociais da Cervejaria Ambev, Programa VOA Edição 2019. Além de aprovados para participar do programa, fomos finalistas entre as 53 organizações sociais participantes. No início de 2020, iniciamos nossa participação no Programa de Excelência da Ambev como um desdobramento do VOA.
Foto: Acervo OMUNGA
E A HISTÓRIA CONTINUARÁ…
Escrita por pessoas que pulsam engajamento, a história da OMUNGA é feita de coragem, execução, sede por resultados e muita paixão por transformações sociais.
Essa história continuará sendo escrita como o propósito de vida do seu fundador e como complemento dos propósitos de centenas de pessoas que acreditam que a educação é um direito de todas as crianças. Que o professor precisa ser cada vez mais assistido, valorizado, motivado e instrumentalizado. E, sobretudo, que ajudar pessoas nos torna mais humanos.
CONHEÇA A NOSSA LINHA DO TEMPO
Roberto Pascoal inicia um período sabático de 05 anos em países africanos e no sertão do Brasil.
O OMUNGA Grife Social é fundada e são inauguradas 02 bibliotecas que fazem parte do Projeto Livros para África.
É lançado o Projeto Livros para África.
Ano voltado a promoção de marca com ações de doações de livros, exposições fotográficas, parada cultural.
Início da constituição do Instituto OMUNGA.
Aceleração junto a Spin Negócios Exponenciais.
Integração a CAUSE, Incubadora de Inovação Social Inovaparq, lançamento das plataformas de recorrência financeira (OMUNGA Clube e OMUNGA Doações).
Participação no Programa VOA da Ambev e captação de recursos para o primeiro projeto viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, Projeto OMUNGA na Amazônia.
Início do Projeto OMUNGA na Amazônia, participação no Programa PEX da Ambev e foco da gestão e no planejamento estratégico da OMUNGA!
AJUDE A ESCREVER A CONTINUIDADE DESSA HISTÓRIA!
MUITO OBRIGADO!