O novo projeto da OMUNGA será viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura
Conheça o do Projeto OMUNGA no Monte Roraima, aprovado para captação de recursos em 17 de dezembro/21
O Natal chegou mais cedo na OMUNGA! Recebemos nossa segunda aprovação para captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet). O Projeto OMUNGA no Monte Roraima impactará 1,8 mil crianças e 225 professores da rede municipal de ensino de Uiramutã/RR, localizada no extremo Norte do Brasil. A cidade faz fronteira com a Guiana e a Venezuela e é considerada a 5ª cidade mais vulnerável do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM – Atlas de Desenvolvimento Humano/2013).
O desafio começa no acesso até lá: o trajeto de 315 quilômetros, partindo de Boa Vista, capital de Roraima, leva cerca de 9 horas com a recomendação de veículos com tração nas quatro rodas. Chegando lá, encontramos um município com indicadores sociais em patamares alarmantes. A nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB – INEP/Ensino Médio/2019) é que 2,6, em escala de 1 a 10; a cidade não possui bibliotecas e as escolas públicas contam com pouquíssimos livros. Além disso, grande parte da população, estimada indígena em uma taxa de 90%, vive sem acesso a comunicação, energia elétrica e banheiros.
O objetivo do nosso trabalho é potencializar a leitura por meio da valorização da cultura. O projeto prevê dois anos de formações culturais para todos os professores da rede pública municipal, sendo três ciclos a cada ano. Também está prevista a distribuição de livros para as 60 escolas municipais da cidade, a produção de material audiovisual de média metragem apresentando a execução do projeto e também a elaboração de um livro retratando as riquezas culturais de Uiramutã através do olhar da comunidade escolar. E, por fim, viabilizar a construção da primeira biblioteca da cidade, sendo contrapartida da OMUNGA.
Projeto OMUNGA no Monte Roraima foi elaborado junto à comunidade
Tudo isso foi elaborado juntamente com a comunidade escolar em questão, respeitando sua história, tradições, cultura, contexto e o modo como vivem. Para isso, foram realizadas duas expedições, em dezembro de 2020 e maio de 2021. A primeira foi uma ação de reconhecimento de território, para validar os estudos iniciais de indicadores sociais.
Foram estabelecidos os primeiros contatos, com momentos de escuta do poder público local, lideranças comunitárias, comunidade escolar e, principalmente, com as famílias e crianças que serão impactadas. Seis meses depois, voltamos em busca de dados complementares para finalizar a elaboração do projeto e a apresentação da proposta pedagógica.
Submetemos a proposta à Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e no dia 17 de dezembro recebemos a aprovação para iniciar a captação de recursos. Nosso primeiro projeto aprovado, o OMUNGA na Amazônia, contou com o investimento das empresas Whirlpool, IBM, Havan, Bayer e TKE, além de pessoas físicas.
Agora, estamos ampliando a nossa lista de possíveis investidores, na expectativa de que os aportes iniciem ainda em 2021. Vale salientar que o projeto OMUNGA no Monte Roraima também pode contar com doações de pessoas físicas. Desde já, agradecemos o apoio e o engajamento dos ASSINANTES, DOADORES, PATROCINADORES e PARCEIROS que abraçam nossos projetos e viabilizam as nossas ações. Também agradecemos ao nosso TIME, à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.
E para quem ainda não nos conhece: a OMUNGA atua ampliando o acesso à cultura e educação nas regiões mais distantes e isoladas do país, onde poucas ou nenhuma organização social atua. Assim, realizamos formações continuadas de professores, distribuição de livros e construção de bibliotecas nestas regiões.
Para aprimorar nossos impactos sociais, investimos esforços em nossa gestão e governança e, como consequência, conquistamos o Selo Doar (2020), emitido pelo Instituto Doar, que avalia a gestão de governança e transparência de empreendimentos sociais. Além disso, no programa VOA/PEX da Ambev (2019/2020), tivemos a nota 9,8 (00 é a nota mínima e 10 a nota máxima) no programa de gestão, governança e transparência.
Invista na nossa causa
Empresas que possuem interesse em realizar investimento no projeto OMUNGA no Monte Roraima, via Lei de Incentivo à Cultura, podem acessar a apresentação no botão abaixo ou escrever para [email protected]. Abaixo, também constam os dados do Instituto OMUNGA e do Projeto OMUNGA no Monte Roraima.
É importante lembrar que pessoas físicas também podem doar. Se você deseja fazer parte, nos escreva também! ([email protected]).
Sem dúvida, juntos podemos construir o mundo melhor que tanto desejamos e, agora, aproveitando parte do seu imposto de renda que. Ou seja, o valor que você já iria pagar pode ser direcionado para impactar 1,8 mil crianças e 225 professores.
Doações via lei de incentivo à cultura
Pessoas físicas que fazem sua declaração de Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do IR devido para o nosso projeto.
Para facilitar essa doação, apresentamos um passo a passo:
1. Faça uma simulação no site da Receita Federal para calcular o seu potencial de doação (clique aqui);
2. Efetue sua doação na conta específica e exclusiva do Projeto OMUNGA no Monte Roraima, da maneira que preferir:
a. Depósito identificado no Banco do Brasil, para não correntistas:
Ir ao guichê do caixa do Banco do Brasil, com as seguintes informações:
Dados bancários (conforme abaixo)
Valor: até 6% do seu IR devido
Identificador 1: CPF do doador (sem pontuação)
Identificador 2: 2 (digitar apenas o número “2”, pois se trata de pessoa física)
Identificador 3: não precisa inserir
b. Depósito identificado, para correntistas do Banco do Brasil:
Pode ser realizado no guichê do caixa ou via celular, computador e terminais de autoatendimento.
Selecione a opção Transferências -> Depósito identificado.
Dados da conta destino: conforme abaixo
Valor: até 6% do seu IR devido
Identificador 1: CPF do doador (sem pontuação)
Identificador 2: 2 (digitar apenas o número “2”, pois se trata de pessoa física)
Identificador 3: não precisa inserir
c. DOC:
Tipo de conta: Conta Corrente
No campo “Finalidade”, selecionar Doação com Incentivo Fiscal
Tipo de Conta: Jurídica
Dados bancários: conforme abaixo
Valor: até 6% do seu IR devido
d. TED:
Tipo de conta: Conta Corrente
No campo “Finalidade”, selecionar Doação com Incentivo Fiscal
Tipo de Conta: Jurídica
Dados bancários: conforme abaixo
Valor: até 6% do seu IR devido
DADOS BANCÁRIOS EXCLUSIVOS PARA DOAÇÃO DO IR (Lei de Incentivo à Cultura):
Favorecido: MINC PRONAC 212787*
CNPJ: 28.229.448/0001-09 (INSTITUTO OMUNGA)
Banco do Brasil (001)
Agência: 2981-5
Conta corrente: 51.837-9
*Observação: Por se tratar de uma conta exclusiva para captação de recursos para o projeto OMUNGA no Monte Roraima, embora o titular seja o Instituto OMUNGA, a denominação da conta segue os parâmetros da Secretaria Especial da Cultura e é identificada por meio do número do projeto junto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
3. Envie o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail [email protected].
O recibo da transferência já serve como comprovante. Mas caso você queira um recibo do Instituto, envie juntamente com o comprovante os dados do doador (nome completo, CPF, endereço completo, incluindo CEP, e telefone com DDD) para que possamos emitir o recibo de doação que será usado no abatimento do imposto de renda 2021.
Caso a sua opção seja realizar DOAÇÕES NÃO VINCULADAS AO IMPOSTO DE RENDA, os dados são:
INSTITUTO OMUNGA
CNPJ: 28.229.448/0001-09
Banco do Brasil
Agência: 2981-5
Conta Corrente: 43.478-7
Conheça mais as expedições para a elaboração do Projeto OMUNGA no Monte Roraima no Blog da OMUNGA:
Expedição OMUNGA: vem aí o projeto OMUNGA no Monte Roraima
Expedição OMUNGA em Uiramutã: aprendizados e reflexões sobre a educação em Roraima
Saiba mais sobre os outros projetos da OMUNGA:
OMUNGA na Amazônia
Escolas do Sertão
Livros para África
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Um forte abraço,
TIME DA OMUNGA
[email protected] | (47) 3305 6716