A 1ª Expedição OMUNGA de 2023, atenderá o Projeto Escolas do Sertão
Entre os dias 20 e 26 de março a OMUNGA realizará expedição para entregar 2.000 livros para suas bibliotecas que fazem parte do Projeto Escolas do Sertão.
O ano de 2023 da OMUNGA iniciou com intenso desejo de execução e entrega.
Em janeiro, foi o momento de rever o time e trazer Daniel Machado para somar esforços como Coordenador Cultural, sendo que já atuava como fotógrafo da OMUNGA desde 2015.
No mês de fevereiro, ocorreu o lançamento do Projeto OMUNGA na Amazônia no Ágora Tech Park, sede da OMUNGA em Joinville/SC.
No mês de março, ocorre a 1ª Expedição do OMUNGA de 2023.
No dia 20 de março, domingo, parte do time da OMUNGA inicia o seu deslocamento de Joinville/SC, rumo as cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí, atendidas pelo Projeto Escolas do Sertão. O objetivo da expedição é entregar aproximadamente 2.000 livros, sendo mil para cada uma das bibliotecas que fazem parte do projeto, uma em cada cidade.
Os livros são parte do acervo arrecadado com a Campanha 20.000 Livros para a Amazônia, já que, recebemos centenas de títulos repetidos e por tantos outros que recebemos antes e durante a pandemia.
“Há tempos, praticamente todos os dias, recebemos doações de livros aqui no escritório da OMUNGA. Livros novos e usados em diferentes estados de conservação. E como neste ano vivenciamos um cenário mais favorável para a execução pleno de nossos projetos, desejamos entregar a maior quantidade de livros possíveis para as crianças e professores impactados por nossos projetos.” Roberto Pascoal, Empreendedor Social, Fundador e Presidente Executivo da OMUNGA.
A seleção de livros contou com a curadoria de Daniel Machado, Coordenador Cultural da OMUNGA que atua como professor universitário, formado em Design com pós-graduação em Fotografia e mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e o escritor Jura Arruda, além de outros voluntários que acreditam e fazem parte de nossa causa. Para a seleção de livros foram consideradas os momentos de escutas com professores do sertão, com mediadores e com a coordenação pedagógica da OMUNGA, além dos conhecimentos adquiridos durante as expedições que Daniel participou para o sertão desde 2015.
“Selecionar os livros que irão compor os acervos das bibliotecas da OMUNGA é uma tarefa de grande responsabilidade e sensibilidade, pois estes livros produzirão grande impacto na formação cultural e educacional de crianças que possuem pouco contato com informações de fora da sua comunidade, considerando que o acesso à internet e outras formas de comunicação ainda é bastante restrito nos locais onde as bibliotecas da OMUNGA estão inseridas”. Daniel Machado, Coordenador Cultural e Fotógrafo da OMUNGA.
O transporte dos livros acontece pela articulação e cooperação das transportadoras Transligue, GAV Transportes de Joinville e Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí. Os livros foram coletados no Centro de Recebimento e Distribuição de Livros da OMUNGA no Perini Business Park pela GAV Transportes e serão descarregados em Petrolina. São 2.750 km de Joinville até Petrolina.
Em Petrolina/PE, os livros serão coletados pela Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí/PI para o término do percurso até as duas cidades atendidas pelo Projeto.
Os custos da expedição são viabilizados com recursos provenientes de assinantes e doadores da OMUNGA Grife Social e Instituto, GAV Transportes e Prefeituras de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí/PI.
“É como se todos os assinantes do OMUNGA Clube e doadores pontuais e recorrentes estivessem lá conosco”, diz Mariana, designer da OMUNGA. Além da entrega de livros das duas bibliotecas, o time da OMUNGA potencializará energia para captação de fotos e imagens junto as duas comunidades para a nova campanha de doação de livros infantis e infanto-juvenis de 2023 da OMUNGA que será lançada em breve.
SOBRE O PROJETO ESCOLAS DO SERTÃO
O Projeto Escolas do Sertão foi a primeira iniciativa da OMNGA. A arrecadação de fundos ocorreu por meio da venda de camisetas com estampas relativas a crianças do sertão do Piauí. Foram construídas duas bibliotecas, uma em Betânia do Piauí/PI e a outra em Curral Novo do Piauí/PI, em 2013. As bibliotecas foram entregues em um período de dez meses. Mas os professores das duas cidades demonstravam o desejo de melhorias nos métodos de ensino a partir do seu próprio desenvolvimento humano, para se tornarem professores mais protagonistas. Desta forma, em 2014, voluntários da OMUNGA estruturaram e realizaram ciclos de formação de professores, com o foco na valorização cultural, formação de leitores, autoconhecimento e reconhecimento de suas potências até 2019. De 2020 até 2022 as atividades foram pausadas por conta da pandemia e em 2023 estão sendo retomadas as atividades com a entrega de 2.000 livros de literatura infantil e infantojuvenil.
Se você é assinante do OMUNGA Clube ou DOADOR pontual ou recorrente da OMUNGA, MUITO OBRIGADO!
Você é fundamental para esta ação e tantas outras que a OMUNGA realiza.
Desejamos que você tenha muito orgulho do que está ajudando a construir.
E você que ainda não é assinante ou doador, conheça o OMUNGA Clube ou DOE de forma pontual ou recorrente e venha participar da construção de um mundo melhor, por meio da educação!
Muito obrigado por visitar nosso blog e até a próxima!
Com carinho e gratidão,
TIME DA OMUNGA
[email protected] | 47 3305 6716
Saiba mais sobre o Projeto Escolas do Sertão:
Assista: OMUNGA Play#03| Especial Formação de Professores do Projeto Escolas do Sertão | Outubro/2019
No mês de outubro/19, a OMUNGA Grife Social e Instituto esteve no sertão do Piauí para potencializar ainda mais o Projeto Escolas do Sertão. Desde 2013, a OMUNGA beneficia em torno de 2500 crianças e 200 professores dos municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí – PI. Já foram realizados 15 ciclos de formação de professores e construídas duas bibliotecas, uma em cada cidade.
Assista: Projeto Escolas do Sertão – OMUNGA Grife Social
Esse vídeo apresenta a essência de nosso trabalho, que vai muito além de comercializar camisetas e construir bibliotecas. A verdadeira transformação ocorre quando potencializamos os professores que atuam nas regiões mais vulneráveis do Brasil e do mundo! Venha nos ajudar a escrever novas histórias!