O terceiro projeto da OMUNGA é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

O projeto OMUNGA na Amazônia beneficia crianças e professores da cidade de Atalaia do Norte/AM, levando ações educativo-culturais para essa que é uma das regiões mais vulneráveis e longínquas do país.

Localizada no interior do estado do Amazonas, na fronteira com o Peru, Atalaia do Norte ocupa a 5563ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, segundo o IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Desde 2011, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica neste município vem evoluindo. Em 2011, o índice da rede pública, considerando todas as séries, apontava para 2,6 e, em 2017, a média foi de 4,5. Mesmo que o número tenha praticamente dobrado, ainda está muito abaixo do que é considerado ideal para que crianças possam ter uma vida com mais liberdade, autonomia e direito de escolha.

 

O contexto do município de Atalaia do Norte representa o perfil de regiões que a OMUNGA deseja beneficiar. Regiões distantes ou isoladas, onde poucas ou nenhuma organização social atua. Assim, durante o período de dois anos, são oferecidas ações educativo-culturais para 200 professores que impactam em torno de dois mil alunos não indígenas da rede pública de ensino, visando a promoção da leitura e a ampliação do seu repertório cultural.

O projeto compreende a realização de seis ciclos in loco de desenvolvimento de professores, buscando aproximar a cultura e a prática pedagógica com atividades que promovam a leitura, a escrita e a construção de projetos educativo-culturais. Também faz parte do projeto a produção de um documentário audiovisual apresentando as riquezas humanas e culturais, além das atividades pedagógicas desenvolvidas com os professores. O documentário será disponibilizado gratuitamente na internet para livre acesso de todos os interessados.

Além disso, buscando promover a democratização do acesso ao livro, serão distribuídos obras de referência destinados à formação sociocultural dos professores e livros de literatura infantojuvenil para formação de pequenos acervos nas escolas – incluindo obras em Braille -, incentivando o hábito da leitura e o desenvolvimento de atividades culturais nas práticas pedagógicas. A construção da primeira biblioteca de Atalaia do Norte também será contemplada neste projeto, com recursos da OMUNGA.

 

No início de 2020 foram realizadas duas expedições com o objetivo de conhecer o contexto, a realidade, as características e a história de Atalaia do Norte. Também foi assinado um Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação de Atalaia do Norte e o Instituto OMUNGA para formalizar essa parceria e, principalmente, ouvir os professores. Porque nossos projetos só alcançam o êxito pleno quando nossos passos ocorrem lado a lado com a comunidade escolar.

OBJETIVOS

06 Ciclos de formações com professores

24 Oficinas | 120 horas-aula

Distribuição de 1.000 livros

Audiovisual para multiplicar o processo formativo

 

Beneficiados:

200 Professores

1.900 Crianças e adolescentes

O projeto deveria ter sido lançado oficialmente em abril de 2020, mas em função da pandemia, teve seu lançamento postergado para 2023. Acompanhe em nosso blog as últimas informações sobre o lançamento do Projeto OMUNGA na Amazônia.

Patrocínio

RODAPÉ-LOGO-PARCEIRO-OA-site

LEIA MAIS SOBRE O PROJETO OMUNGA NA AMAZÔNIA EM NOSSO BLOG

Campanha de Doação de Livros OMUNGA 2023

OMUNGA lança a Campanha de Doação de Livros 2023 com o objetivo de arrecadar 30.000 livros de literatura infantil e infantojuvenil, que serão destinados para bibliotecas e escolas de comunidades atendidas pelos projetos da OMUNGA: sertão do Piauí, África, Amazônia e, em breve, Roraima.

A 1ª Expedição OMUNGA de 2023, atenderá o Projeto Escolas do Sertão

Entre os dias 20 e 26 de março a OMUNGA realizará sua primeira expedição de 2023, para entregar 2.000 livros para suas bibliotecas que fazem parte do Projeto Escolas do Sertão.

Troca de experiências, emoção e impacto social marcam a retomada da OMUNGA na Amazônia

A OMUNGA Grife Social e Instituto, empreendimento social, reuniu mais de 200 pessoas entre apoiadores, incentivadores, investidores, formadores de opinião e seu time de trabalho para celebrar a retomada do Projeto OMUNGA na Amazônia. O encontro ocorreu no dia 16 de fevereiro no auditório do Ágora Tech Park, em Joinville (SC).