#omungasoul | Nossos VALORES
Nas últimas publicações em nosso blog, compartilhamos a nossa #omungasoul apresentando como foi a criação da MISSÃO e VISÃO da OMUNGA. Agora, apresentamos nossos VALORES, que vão muito além de palavras.
Nossos VALORES são a consequência do que foi construído nos últimos 07 anos, desde quando a OMUNGA foi fundada. E agora, após tantas experiências repletas de sonhos, desafios, aprendizados e conquistas, adquirimos clareza e lucidez para descrever o que se torna cada vez mais concreto para nós e que são um espelho de nossas ações.
Valores OMUNGA
Autonomia como alicerce para o protagonismo
Respeito ao ser humano e sua história
Liberdade e poder de escolha para a transformação social pela educação
Gestão com ética e eficiência
Engajamento da sociedade para a sustentabilidade
Espírito de desbravamento
Amor pela causa e prazer em estar junto
Sendo mais preciso:
Autonomia como alicerce para o protagonismo
Tanto as crianças quanto os professores, bem como a estrutura da OMUNGA para viabilizar projetos, precisam ter autonomia para o exercício pleno do protagonismo. A OMUNGA não se configura como uma entidade assistencialista, mesmo considerando o assistencialismo como uma ferramenta importante no amparo social. Propomos transformações permanentes na vida de milhares de crianças e centenas de professores, por isso fomentamos formações continuadas de professores para as comunidades beneficiadas e, a cada dois anos, avaliamos e projetamos um novo ciclo de dois anos de formação. Do mesmo modo, a OMUNGA nutre esforços para ser autônoma na execução de seus projetos e, por isso, a sustentabilidade econômica é um dos principais alicerces e foco do nosso cotidiano.
Respeito ao ser humano e sua história
No dia a dia da OMUNGA é comum alguém me ouvir dizer: “Lembrem-se, não realizamos colonialismo educacional”. O respeito e a devoção que possuímos por cada beneficiado nos faz revisar constantemente o modo como nos relacionamos com essas pessoas. Investimos muito tempo em processos de escuta para aprender e entender as reais necessidades na ótica das comunidades atendidas e, juntos, criamos os objetivos de cada formação. Todo processo está alicerçado no respeito à história, contexto, realidade e percepções sobre a vida e o mundo, para não os negligenciarmos com nossas boas intenções e propósitos. O que realmente importa é a visão deles, que conhecem como ninguém o que é viver nas suas regiões, denominadas como as regiões mais vulneráveis do país.
Liberdade e poder de escolha para a transformação social pela educação
A ideia de não praticar o “colonialismo educacional” salvaguarda a liberdade para os beneficiados escolherem a vida que desejam ter. E, a partir da jornada criada e vivida em comum acordo entre famílias, alunos, professores, poder público, integrantes da OMUNGA etc., é potencializada uma visão mais ampla sobre oportunidades e o mundo que vai além das fronteiras do sertão, da Amazônia e de Luanda, capital de Angola, onde acontecem os nossos projetos. A ideia não é que uma criança estude para sair do sertão e nunca mais voltar, por exemplo. Mas que saiba que outras oportunidades estão ao seu alcance e que ela possui todas as potencialidades para vivenciá-las, caso queira. Que ela possui liberdade para decidir e autonomia para tornar seus sonhos realidade.
Gestão com ética e eficiência
A ansiedade por querer ver a “roda girar” e a OMUNGA acontecer fez com que, durante anos, a gestão ficasse em segundo plano. Com isso surgiram aprendizados, alguns dolorosos. Mas a partir de nossa participação na incubadora CAUSE/Inovaparq e nos Programas VOA (2019) e PEX (2020) da Ambev (programas que potencializam a gestão de organizações sociais, onde funcionários se tornam mentores voluntários e compartilham o modelo de gestão da Ambev), passamos a entender que já havíamos sonhado bastante e que era necessário olhar com mais atenção para o aspecto organizacional da OMUNGA. Assim, trabalhamos num planejamento estratégico mais estruturado, no plano de contas preciso, na rotina eficiente e estamos com os olhos nos resultados. Então fizemos de 2020 o ano da gestão, da revisão de nossos processos e de nossas condutas éticas para impulsionar a eficiência dos projetos nos próximos anos.
Engajamento da sociedade para a sustentabilidade
Além dos benefícios sociais que a OMUNGA propõe, desejamos que nossos propósitos, que se transformam em projetos, sejam exemplos que fortaleçam o espírito de engajamento, a solidariedade e o senso de humanidade. Desejamos instigar pessoas a ajudarem mais outras pessoas, projetos de organizações sociais ou iniciativas individuais e, sobretudo, a refletirem sobre um comportamento protagonista para a construção de uma sociedade mais saudável e sustentável, que resulta nesse “mundo melhor” que tanto falamos e desejamos. Quando as pessoas virem a marca da OMUNGA, desejamos que se sintam mais empoderadas, corajosas e motivadas para ajudar alguém. Também desejamos apresentar a OMUNGA como um caminho para tal engajamento. Por meio de uma comunicação clara e eficaz, com muito respeito aos beneficiados, buscamos nos conectar com quem acredita nos mesmos propósitos e deseja nos apoiar, proporcionando maior escala de impactos e sustentabilidade em nossos projetos e em nossa gestão.
Espírito de desbravamento
Geralmente, as pessoas que se interessam por nosso trabalho desejam participar de nossas expedições e das aventuras que vivenciamos. Eu sempre digo que é necessário um espírito de “Indiana Jones” para fazer parte dos processos de escuta, das formações de professores e dos momentos em que nos integramos com as comunidades beneficiadas.
É muito importante estar disposto a viver “perrengues” por estar longe do conforto do lar. Também é necessário ter resistência para longas viagens repletas de escalas aeroportuárias, trechos que podem variar de algumas horas num “pau de arara” no meio do sertão a dias de barco para chegar ao interior da Amazônia. Mas o espírito de desbravamento a que nos referimos também diz respeito a um desbravamento dentro de si mesmo. Estarmos dispostos a nos desconectarmos do “mundo exterior” para nos conectarmos ao “mundo interior”, onde estão nossas maiores potencialidades e nossa essência. Conectados com nós mesmos, nos tornamos mais sensíveis e dispostos a ouvir e entender pessoas de acordo com a comunicação delas, no ritmo delas, no tempo delas, de acordo com o modo que vivem, fazendo parte de um contexto de extrema vulnerabilidade social até então desconhecido. Esquecer aquilo que “pensamos” que sabemos e estarmos abertos ao novo, sem julgamentos. É, sobretudo, estar apto, nessas condições, a servir pessoas em um processo de entrega e aprendizado.
Amor pela causa e prazer em estar junto
Quando existe amor pela causa ocorre um alinhamento involuntário de propósitos. E acabamos nos tornando mais fortes para sobrepor os desafios que surgem num empreendimento do contexto da OMUNGA. Mas essa jornada tem que ser legal, prazerosa, contagiante, inspiradora, não só quando estamos em campo, mas também em nosso dia a dia no escritório ou em home office, repleto de diálogos sobre metas, despesas, receitas, indicadores, cronogramas, agenda contábil, prestação de contas, planilhas, etc. Existe um romantismo em torno do nosso trabalho, o qual nem sempre representa a realidade. Mas quando o amor pela causa anda em paralelo com o prazer do time em estar junto, essas rotinas acabando sendo tão valiosas quanto ouvir de uma criança no meio do sertão com o peito estufado: “A professora mostrou, no livro que vocês deram, que o advogado é quem ajuda as pessoas e AGORA EU QUERO SER ADVOGADA!”
Espero que com essa série de três postagens (MISSÃO, VISÃO E VALORES), seja possível entender um pouco mais de nossa #omungasoul, que inspire você a ajudar mais pessoas (mesmo considerando que você já ajude) e, se for por meio do nosso OMUNGA Clube, ficaremos gratos e mais fortalecidos para beneficiar cada vez mais crianças no Brasil e no mundo.
Se os nossos valores conversam com os seus valores, faça parte do OMUNGA Clube. OMUNGA, significa união, unidade, conjunto em umbundo, dialeto de Angola.
A união de pessoas que vibram pelos mesmos propósitos, pelas mesmas buscas, pela mesma essência de ser, se completam e, inevitavelmente, se tornam OMUNGA.
Desejo que você seja uma delas.
Com carinho e gratidão,
Roberto Pascoal
Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA Grife Social e Instituto
[email protected]