Exposição Livros para África – Resultados

A exposição fotográfica do Projeto Livros para África foi um sucesso! Entre os dias 4 e 14 de setembro, a OMUNGA Grife Social, em parceria com o fotógrafo voluntário Max Schwoelk, expôs o material fotográfico feito na África no Shopping Mueller, com o objetivo de  aproximar voluntários, parceiros e pessoas  que fazem parte de nossos projetos e iniciativas.

Foi realmente fantástico contar com o olhar de um profissional como o Max, um fotógrafo voluntário que entende e respira os propósitos da OMUNGA.  Nosso objetivo não foi somente fazer fotos bonitas – o que não é difícil de fazer, especialmente quando se esta África -, mas registrar as comunidades beneficiadas pelo projeto Livros para África com olhos que vão além da estética e de estereótipos já conhecidos entre os povos africanos.

Buscávamos um olhar que não fosse simplista, imediatista, explícito e com significados superficiais e que, sobretudo, salvaguarda-se a dignidade, o respeito e o contexto histórico daqueles nos acolhem para tantas trocas de sabedoria e oportunidades.

E, como resultado, mais de 10 mil fotos foram feitas.

Foram 25 dias de viagens entre as comunidades beneficiadas pelo projeto. No retorno, contamos com o auxilio do artista visual Nilton TiroTTi e selecionamos 40 fotos para mostrar o que a OMUNGA Grife Social deseja desenvolver em prol da educação de crianças e adolescentes na regiões mais vulneráveis no Brasil e no mundo.

Com a cooperação de aliados como a ArqMidia Stands, o estúdio de desing FAZdesing, Formas Comunicação Visual, Shopping Mueller e Coletivo Negócios Sustentáveis, além de vários voluntários que também foram impecáveis, foi possível dar forma e vida para o primeiro contato da grife com o público num shopping center e o mais incrível foi perceber o quanto nossos objetivos e propósitos fazem sentido e possuem significados para aqueles que nos visitaram.

Nos 10 dias de exposição, comercializamos 498 camisetas e engajamos pessoas brilhantes, como a escritora Beth Fontes: nas semanas subsequentes, ela liderou uma campanha de doações de livros infantis nas redes sociais que resultou em mais de 400 livros. Todos já foram encaminhados para as bibliotecas do projeto Escolas do Sertão. Ou ainda, a inclusão de quatro fotos de Max Schwoelk no novo empreendimento da LHW Empreendimentos Mobiliários de Joinville/SC, Matisse Residence.

Com o valor arrecadado nas vendas de camisetas, será possível adquirir todos os móveis para a biblioteca foi construída em Angola em parceria com a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, orçado em aproximadamente US$ 7 mil. Veja os resultados no quadro abaixo.

Por fim, nos sentimos encorajados em ver que nossas ações são percebidas, respeitadas e desejadas.

Hoje, a OMUNGA Grife Social possui um ano e quatro meses e já construímos ações que comprovam nossos propósitos. Queremos ir muito além das palavras e é isso que realmente importa, isso que causará as mudanças e as transformações sociais que tanto acreditamos.

Que seja a primeira exposição de muitas e que cada vez possamos contar com voluntários e empresas parceiras que sustentam nossos passos, sendo os da exposição:

Arqmidia Stands
Coletivo Negócios Sustentáveis
Esauce Marketing Digital
FAZdesign
Formas Comunicação Visual
LAKASA Interiores
Lovers
Organo Contabilidade
PlanEventos
Shopping Mueller Joinville
Volts Digital

Nossos sinceros reconhecimentos, nossa gratidão e o desejo de podermos contar sempre com essa energia que nos fortalece e nos encoraja a não pararmos!

E nós não vamos parar, jamais!

Obrigado por visitarem nosso blog.

Um forte abraço e até a próxima!

Roberto Pascoal – Empreendedor Social – [email protected]