Parceria com a Incubadora CAUSE fortalece a OMUNGA

 

 

Desde 2017, empreendedores de Joinville contam com a expertise da CAUSE, Incubadora de Inovação Social, para ampliar o desenvolvimento de negócios de impacto social no norte de Santa Catarina. A incubadora faz parte do Inovaparq, Parque de Inovação Tecnológica da Universidade da Região de Joinville, a Univille, e fica sediada no próprio campus universitário e com espaço também no Perini Business Park. Preparar a visão de empreendedores para novas formas de perceber o desenvolvimento sistêmico da sociedade é um dos objetivos da incubadora. Em seu portfólio, estão empresas com projetos voltados à educação, saúde, mobilidade, meio ambiente, e não é por acaso que a parceria da CAUSE com a OMUNGA, uma das primeiras empresas a entrar na incubadora ainda em 2018, começou com tanto fôlego.

Afinal, entre os focos da incubadora estão a capacitação e o treinamento, suporte em gestão, auxílio na construção de teoria e mudança, indicadores de impacto, rede de mentores, empreendedores e investidores. Ou seja, atividades que que profissionalizam a OMUNGA para gerar impacto social positivo e ao mesmo tempo, resultado financeiro para que essa seja cada vez mais autossustentável de acordo com a Carta de Princípios de Negócios de Impacto no Brasil.

A OMUNGA aprende com a CAUSE sobre inovação em seu modelo de negócios e lançamento de novos projetos. Além disso, tem o acesso direto a entidades como o ICE, SEBRAE e CIVI-CO, que oferecem uma rede de relacionamentos e de parceiros, estimulando conexões, negócios, com toda rede de suporte necessária para crescer.

E essa parceria já apresenta ótimos resultados. A CAUSE, sendo a única incubadora de Santa Catarina com foco exclusivo em negócios de impacto social, mantém um acompanhamento permanente, auxiliando no desenvolvimento e fortalecimento da OMUNGA. Por sua vez, a OMUNGA leva à incubadora a experiência de Roberto Pascoal, nosso fundador, que já atua com o empreendedorismo social há seis anos e com seu time, acabam por influenciar o desenvolvimento de novos empreendedores e auxiliando na tarefa de sensibilização do movimento de inovação social de Joinville e região.

A mudança no modelo de negócio da OMUNGA, por exemplo, reinventou a recorrência financeira por meio do OMUNGA Clube, foi fundado o Instituto OMUNGA que abriu a possibilidade de doações mensais e pontuais por meio da OMUNGA Doações, possibilitou a aprovação de um novo projeto, o OMUNGA na Amazônia e agora é responsável pela gestão, governança e coordenação de nossos projetos educacionais. Essas ações, além de diversificar a captação de recursos, profissionalizar a gestão para viabilizar ações de impacto sociais, evidenciam o potencial de planejamento e execução da OMUNGA, alicerçado pela visão de Pascoal. “Um empreendimento social não pode ser feito só de sonhos e boas intenções, mas sim de planejamento, processo, execução, mensuração, governança e transparência movido por um time de alta performance apaixonados por transformações sociais que deve ser valorizado pela sua competência técnica, habilidades e potencial de realização”, disse o nosso fundador.

 

Para o coordenador da incubadora, Luiz Melo Romão, o projeto está ganhando força inspiradora, além de inspirar a outros. “Recebemos muitas pessoas com ideias, negócios em andamento, universitários, jovens que desejam empreender ao invés de fazer parte do mercado de trabalho tradicional, pessoas em transição de carreira que veem a área de negócios sociais como um caminho para um novo sentido em suas vidas e a OMUNGA, entre outros empreendimentos que fazem parte da CAUSE, é um bom exemplo. Além da paixão, do sonho, tem que haver muito preparo, muita entrega, persistência e estar preparados para os dias de “desafios maiores”. Contudo, quando o negócio se estrutura e começa a dar os primeiros passos para a escala, percebemos como podemos ser muito mais úteis para sociedade e é muito gratificante perceber como podemos nos tornar verdadeiros agentes de transformações sociais”, conta.

 

A CAUSE e o Inovaparq.

O Inovaparq é mantido pela Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), entidade de direito privado, sem fins lucrativos. A CAUSE nasceu como parte do conjunto após a observação de que embora existam incubadoras em Santa Catarina, muitas empresas buscam apoio em outras regiões do estado e do país, como Florianópolis e São Paulo. Além do crescimento exponencial de empreendimentos dispostos a direcionar seus negócios com foco no bem-estar de comunidades carentes no norte de Santa Catarina nos últimos anos.

Se você também quer fazer parte dos projetos da OMUNGA, clique aqui e escolha a melhor forma de participar da construção de um mundo melhor! E caso você já faça parte, MUITO OBRIGADO! Nossos propósitos se tornam realidade porque contamos com pessoas como vocês!

Um forte abraço,

Equipe OMUNGA por Polly Niehues | Redatora Voluntária | imprensa@omunga.com