Expedição OMUNGA na Amazônia: mais uma atuação in loco no interior do Amazonas

Visita a Atalaia do Norte, uma das cidades mais longínquas do país, na divisa com o Peru e a Colômbia, tem o objetivo de realizar articulações com os novos gestores municipais

Parte do time da OMUNGA embarca rumo a Atalaia do Norte, no interior do Amazonas, para realizar mais uma expedição de articulação. Entre os dias 12 e 19 de junho, Roberto Pascoal, empreendedor social e presidente-executivo da OMUNGA, e Gabriela Florêncio, coordenadora de comunicação da OMUNGA, estarão em expedição com o objetivo de reativar as articulações com os novos gestores municipais.

Por causa da pandemia, a execução do projeto foi comprometida e pausada. Além disso, com a mudança de gestores públicos por conta das eleições municipais de 2019, é necessário apresentar o projeto aos novos gestores, criar conexões do projeto com os objetivos pedagógicos da gestora educacional da cidade e criar um novo cronograma de execução.

Além das reuniões de articulação, o time da OMUNGA também produzirá conteúdo com alunos, familiares, professores e toda comunidade escolar, para divulgação do projeto.

Escutas com comunidade escolar já foram realizadas

Nos anos anteriores (2019/2020) foram realizadas ações de aproximação e escuta com os gestores municipais da época e, principalmente, com a comunidade escolar. Essas ações deram origem ao Projeto OMUNGA na Amazônia.

Clarice Siewert, coordenadora cultural da OMUNGA, em Atalaia do Norte no ano passado. Fotógrafo voluntário: Daniel Machado

Foi uma etapa essencial para que o time da OMUNGA compreendesse o contexto da cidade, sua história, riquezas e necessidades, a fim de unirmos o saber local com nossas experiências em promover a educação por meio da construção de bibliotecas e formações continuadas de professores.

Atualmente, a execução do projeto OMUNGA na Amazônia está pausada por causa da pandemia do coronavírus, para resguardar e garantir a segurança da população atalaiense e do time da OMUNGA.

Fotógrafo voluntário: Daniel Machado

 Cuidados redobrados com a Covid durante viagem à Amazônia

Apesar do período de recolhimento que a pandemia exige, foi necessário avançar com a viagem a Atalaia do Norte para elaboração de novo cronograma. A visita representa muito para nosso time e para nossos investidores. Também é uma oportunidade para que as pessoas que acreditam em nossa causa possam vivenciar a atmosfera das regiões onde atuamos. Isso potencializa a causa e fortalece nosso espírito, nosso DNA e nossa #omungasoul.

Vale ressaltar que, para garantir a segurança por causa da pandemia, a equipe da OMUNGA realizou o teste sorológico para detectar a presença do vírus da Covid, antes de embarcar para o Amazonas. O resultado foi negativo.

Também fomos informados pela Secretaria Municipal de Educação de Atalaia do Norte que não existem registros de novos casos de contaminação desde o dia 07 de abril de 2021. O município avança a cada dia na imunização dos moradores. Ao total, 4.736 pessoas já tomaram a 1ª dose e 2.785 tomaram a 2ª dose do imunizante, totalizando 7.521 doses aplicadas da vacina contra o coronavírus.

E a melhor notícia é que TODOS os professores e integrantes da Secretaria Municipal de Educação já foram vacinados com a primeira dose e todos receberão a segunda dose até o dia 06 de julho. Além disso, as medidas de prevenção, como, por exemplo, o uso de máscara, utilização do álcool em gel e respeito ao distanciamento social – estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – serão redobradas durante a viagem.

Sobre o Projeto OMUNGA na Amazônia

Fotógrafo voluntário: Daniel Machado

O Projeto OMUNGA na Amazônia tem o objetivo de levar ações educativo-culturais para uma das regiões mais vulneráveis e longínquas do país: Atalaia do Norte, no Amazonas. A cidade apresenta o 3º pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil. Além disso, o município apresente nota de 4,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para se ter ideia, segundo o Ministério da Educação, a nota média nacional no Brasil é de 5,9.

O IDEB é leva em consideração os resultados de dois conceitos importantes para medir a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Fotógrafo voluntário: Daniel Machado

Durante dois anos serão realizados ciclos de formação de professores, buscando aproximar a cultura e a prática pedagógica com atividades que promovam a leitura, a escrita e projetos educativo-culturais nas escolas. Um documentário será produzido com conteúdo de livre acesso a todos os professores do Brasil. O projeto ainda prevê a distribuição de livros em escolas, para incentivar a leitura e o desenvolvimento cultural nas práticas pedagógicas.

A captação de recursos é realizada via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo. O Projeto OMUNGA na Amazônia conta com os patrocinadores Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, IBM, Bayer, Havan e TKE, além de pessoas físicas que acreditam num mundo melhor por meio da valorização da cultura e da educação.

Ações de escuta com a comunidade escolar foram realizadas em 2020. Fotógrafo voluntário: Daniel Machado

OMUNGA constrói um mundo melhor por meio da educação

O propósito da OMUNGA é construir bibliotecas e realizar a formação continuada de professores em regiões distantes ou isoladas, onde poucas ou nenhuma organização social atua. As regiões onde atuamos têm indicadores sociais em patamares alarmantes e a nossa missão é potencializar liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças e professores que vivem nestes locais.

Atualmente, beneficiamos mais de 6 mil crianças e 550 professores no Sertão do Piauí (Projeto Escolas do Sertão), na África (Projeto Livros para África) e na Amazônia (Projeto OMUNGA na Amazônia).

Fotógrafo voluntário: Daniel Machado

Neste ano, dois novos projetos estão sendo elaborados: OMUNGA no Monte Roraima, que beneficiará a cidade de Uiramutã, em Roraima; e OMUNGA na Ilha do Marajó, sendo atendidas as cidades de Melgaço e Chaves, no interior do Pará. Com isso, passaremos a beneficiar cerca de 20 mil crianças e 2 mil professores.

Fotógrafo voluntário: Max Schwoelk

Não deixe de acompanhar nossas ações para levar mais educação para todas as crianças, independentemente de onde estejam. Acesse o Instagram da OMUNGA e sinta, vibre e compartilhe. O seu engajamento é muito importante para nós!

O desbravamento pela educação só é possível com o apoio de centenas de assinantes, doadores e parceiros que acreditam na nossa causa. MUITO OBRIGADO!

E se você ainda não faz parte, comece a mudar o mundo HOJE mesmo. ASSINE o OMUNGA Clube ou DOE o valor que desejar, de forma pontual ou recorrente.

Um forte abraço e até a próxima!
TIME DA OMUNGA
[email protected] | (47) 3305 6716