O Projeto Livros para África é o segundo projeto da OMUNGA e o primeiro na África, expandindo a atuação para regiões de extrema vulnerabilidade fora do Brasil.

 

A proposta inicial contemplava beneficiar comunidades em Angola e Moçambique, porém não houve continuidade das tratativas em Moçambique uma vez que o governo local não entregou sua contrapartida, que era a construção de uma biblioteca.

Em Angola, no ano de 2014, junto com a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, presentes no país desde 2008, foram iniciadas articulações para mobilização de organizações sociais locais e internacionais, a fim de viabilizar o Projeto Livros para África: a OMUNGA viabilizou a elaboração do projeto técnico de construção de uma biblioteca e a Congregação ficou responsável por captar os recursos. As mobilizações da Congregação em Angola resultaram na doação, pela ONG alemã Standturdent, de US$ 87,000.00 destinados exclusivamente à construção física da biblioteca na capital de Luanda.

A biblioteca construída em Angola fica na Escola São Marcos, que conta com aproximadamente 150 professores e atende a mais de 1500 crianças e adolescentes do bairro Capollo 2, periferia de Luanda, capital de Angola. As responsáveis pela escola são as religiosas brasileiras da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, responsáveis também pelo Centro Infantil Comunitário, que atende 110 crianças da mesma região.

 

Além da elaboração do projeto técnico, à OMUNGA couberam as seguintes contrapartidas: adquirir livros, computadores e mobiliário para a biblioteca e a logística para entrega destes itens, além de realizar formações de professores.

Experiência Social OMUNGA

 

Em 2017, com a constituição formal do Instituto OMUNGA, foi promovida a primeira ação de financiamento coletivo junto aos amigos, voluntários e parceiros dos projetos da OMUNGA, com o objetivo de levantar recursos para aquisição de móveis para a biblioteca do Projeto Livros para África. Cada participante está vivenciando, desde setembro daquele ano, uma experiência social que engloba produtos da Grife Social, cartas de crianças, vídeos exclusivos da região e das pessoas beneficiadas.

 

A Experiência Social OMUNGA ainda está em andamento, com previsão de conclusão para 2020. Contamos com a colaboração de vários doadores e todos os participantes receberão a prestação de contas detalhada ao final da jornada.

Estava prevista, para 2018, a entrega do restante das contrapartidas da OMUNGA para a biblioteca do Projeto Livros para África  (mobiliário, livros e computadores). Entretanto,​ em função da queda nas vendas dos produtos da Grife Social e pelo fato de que outras fontes de recursos não se efetivaram, além de estarmos passando por um período de intensa reestruturação do modelo de negócio, o cronograma do projeto sofreu atrasos. Por consequência, a empresa que havia acordado realizar o processo logístico declinou desse apoio, o que onerou o projeto em mais R$ 20 mil. Os recursos necessários estão sendo captados por meio de novas doações, resultados econômicos da OMUNGA e articulações com empresas e organizações.

É importante destacar que a biblioteca já está sendo utilizada por alunos e professores. Em 2021, conforme nosso planejamento, faremos a entrega do mobiliário, dos livros e computadores previstos na contrapartida da OMUNGA, somando-os à atual estrutura da biblioteca e proporcionando um espaço ainda mais convidativo para o desenvolvimento do hábito da leitura.

BIBLIOTECA CONSTRUÍDA

5.000 livros arrecadados*

05 Computadores doados*

Mobiliário*

 

Beneficiados:

1.500 alunos (crianças e adolescentes)

150 Professores educadores

*ENTREGA PREVISTA PARA 2022

FAÇA PARTE

MUITO OBRIGADO!