Sustentabilidade e Impacto Social: o Futuro dos Negócios
Nos dias 15 e 16 deste mês, a participou do evento Sustentabilidade e Impacto Social: o Futuro dos Negócios, que reuniu gestores de empresas, líderes de fundações e institutos empresariais, empreendedores sociais, professores e acadêmicos para discutir de que forma ações sustentáveis e que geram impacto ambiental podem contribuir para aumentar o faturamento dos negócios.
O evento foi organizado pela Cause – Incubadora de Inovação Social do Inovaparq, em parceria com o Civi-co – coworking de empreendedores sociais de São Paulo, e com o apoio do Sebrae/SC, A2C, Nexus Consultoria em Sustentabilidade e Posso – Programa de Empreendedorismo da Univille.
Gerando impacto social
O primeiro dia foi marcado pela apresentação dos empreendimentos visitantes e dos incubados na Cause, sendo a OMUNGA um deles. Em seguida, tivemos um longo diálogo sobre os desafios de empreender socialmente no Brasil.
Maurício Curi, empreendedor da Co-mo-ver, falou muito sobre a importância de alinhar o propósito do empreendimento com valores, crenças, objetivos e a persistência do empreendedor social. Já Ricardo Podval, fundador do Civi-co, destacou a importância de cada empreendedor ouvir e entender seu coração, desenvolver competência de execução e saber qual impacto está sendo gerado.
Ainda nesse primeiro dia, 400 alunos da Univille acompanharam a apresentação de empreendedores sociais visitantes. Entre eles, Roberto Pascoal, fundador da OMUNGA Grife Social e presidente do Instituto OMUNGA. Nela, os alunos tiveram contato com as iniciativas que objetivam causar um impacto social positivo.
Negócios e práticas de gestão
O evento também discutiu como o lucro e o impacto social podem atuar juntos, e como a inovação disruptiva, por meio de parcerias com instituições de ensino, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e startups, pode ser a maneira mais rápida e barata para as empresas inovarem e se adaptarem às mudanças, demandas e ameaças do mercado.
Foram, ainda, apresentados cases de empresas como a Tigre e a Renault, que estão implementando em seus negócios práticas de gestão que envolvem sustentabilidade, e assinado um convênio de parceria entre o Inovaparq e o Civi-Co, com o objetivo de estimular a geração de novos negócios e oportunidades para empresas e startups.
O evento foi encerrado com uma mesa redonda. O debate, mediado pelo empreendedor social Roberto Pascoal, reuniu a cofundadora da Hype60+, Layla Vallias, a cofundadora da Pipe.Social, Mariana Fonseca, o CEO na Atina Educação, Vinicius Saraceni, a cofundadora da Muda Tudo, Ana Luiza Prudente, o idealizador da Co-mo-ver, Maurício Curi, o CEO da civi-co, Ricardo Podval, e a CEO do Programa de Aceleração Quintessa, Anna de Souza Aranha.
Para Roberto Pascoal, da OMUNGA, o evento proporcionou conexões valiosas que nos fazem perceber que não sonhamos sozinhos, que nossas ideias são perfeitamente viáveis e que, juntos, ficamos mais corajosos para superar todos os desafios.
Quer conhecer melhor algumas das iniciativas de impacto apresentadas no evento? É só acessar os links abaixo:
Muda Tudo – notícias construtivas e inspiradoras.
Co-mo-ver – uma caminhada de significado, inspiração e movimento.
Atina – educação que faz sentido para a vida.
Hype60+ – potencializando o mercado sênior do Brasil.
Quintessa – aceleração de negócios de impacto.
Civi-co – polo de impacto social.