Conheça 5 ONGs inspiradoras com ações ao redor do mundo

As organizações não governamentais (ONGs) têm a vocação de defender demandas pouco assistidas pelo poder público. Cada instituição tem sua trajetória, algumas são baseadas na descoberta de um incômodo que acaba se transformando em uma causa, outras iniciam por uma inspiração relacionada ao que mais toca o coração, seja ajudar pessoas, animais, meio-ambiente, entre outras.

No entanto, antes de a causa se transformar em uma ONG, há uma longa jornada de desbravamento, introspecção, autoconhecimento, engajamento de pessoas e empresas. No caso da OMUNGA, este caminho envolveu aprendizados, muita observação, troca de experiências e estudos de caso junto a outras organizações sociais.

A verdade é que para as pessoas que integram uma causa, seja direta ou indiretamente, a inspiração é uma parte inerente e diária à jornada. Isso porque observar outras ideias tão inovadoras, eficientes e transformadoras nos torna mais fortes, nos faz sentir menos “loucos” e pensamos: não somos os únicos sonhadores e idealizadores deste mundo.

Por isso, neste post, listamos as cinco organizações sociais que mais nos inspiram. A intenção é que você possa se inspirar também, seja pelo desejo de fazer parte de uma causa de modo financeiro, voluntário ou para colocar aquela ideia que, vira e mexe, surge no pensamento e no seu coração, aguardando o momento certo para acontecer.

 

Confira a lista:

 

1. Room to Read

 

Foto: Room To Read, Divulgação

 

O livro “Saí da Microsoft para mudar o mundo” cruzou o caminho do empreendedor social da OMUNGA, Roberto Pascoal, anos antes da instituição ser fundada. O livro conta a saga de John Wood, ex-executivo da Microsoft que abriu mão da carreira corporativa para fundar a Room To Read.

A organização social beneficia milhões de crianças em comunidades de baixa renda, especialmente meninas, desenvolvendo suas habilidades de alfabetização e cultivando o amor pela leitura.

Até o momento, a Room to Read beneficiou mais de 18 milhões de crianças em 16 países e 37 mil comunidades em Bangladesh, Camboja, Granada, Honduras, Índia, Indonésia, Jordânia, Laos, Mianmar, Nepal, Ruanda, África do Sul, Sri Lanka, Tanzânia, Vietnã e Zâmbia. A instituição ainda planeja alcançar 40 milhões de crianças até 2025.

2. Yunus Negócios Sociais

 

Yunus Negócios Sociais, Divulgação

 

Outra referência que surgiu por meio dos livros foi a história de Muhammad Yunus com o livro “O banqueiro dos pobres”. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, Yunus é o pai do microcrédito e dos negócios sociais. É o fundador do Grameen Bank e de outras 50 empresas em Bangladesh, a maior parte como negócios sociais.

Tudo começou com o desejo de Yunus de criar um banco para emprestar dinheiro aos pobres e, a partir daí, fundou o Banco Grameen, em Bangladesh. O sucesso foi muito grande já que demostrou que a operação é altamente viável, do ponto de vista financeiro como um forte aliado no combate à pobreza.

Hoje o Grameen Bank tem mais de 8,4 milhões de pessoas que receberam empréstimos, 97% dos quais são mulheres, e desembolsa mais de 1,5 bilhões de dólares por ano. A ideia se espalhou por quase todo o mundo, incluindo desenvolvidos e industrializados.

As experiências e o desejo de multiplicar o setor de negócios sociais fez com que a Yunus Negócios Sociais fomentasse novos agentes de transformações sociais em todo mundo, tendo uma base, inclusive, no Brasil. Outra referência que nasceu de um sonho de valorizar o ser humano com a ânsia sincera por emancipá-las.

3. Médicos sem fronteiras

 

Foto: Damaris Giuliana, MSF, Divulgação

 

Médicos Sem Fronteiras está entre as organizações sociais mais conhecidas no mundo, por oferecer serviços de apoio médico em diversas localidades ao redor do mundo, auxiliando populações em situação de emergência, como questões naturais, conflitos políticos, problemas sociais, entre outros.

Em 1971, médicos e jornalistas atuavam voluntariamente na Nigeria, por conta da Guerra Civil. Essa experiência evidenciou a necessidade de ajuda em locais remotos. Entre as prestações de serviços está o combate a inúmeras doenças que vão desde campanhas de vacinação até cirurgias reconstrutivas.

Entre as doenças combatidas estão: Chikungunya, Cólera, Dengue, Ebola, Desnutrição, Doença do sono e outras até do fornecimento de água e alimentos. A MSF possui 21 escritórios nacionais e 11 filiais, sendo cinco seções operacionais. Cada um desses conta com um Conselho de Administração, sendo que o escritório internacional e oficial é localizado na cidade de Genebra, na Suíça.

4. Volunterrs vocation

 

Foto: Volunterrs vocation, Divulgação

 

A Volunteer Vacations construiu fortes relações com algumas das mais relevantes ONGs do mundo para proporcionar a pessoas dos mais variados perfis uma experiência de curto prazo em uma organização de ajuda humanitária.

O objetivo é potencializar experiências que unem diversão, realização pessoal e colaboração em uma causa importante para o nosso planeta. São em torno 26 países, inúmeras causas e experiências que proporcionam uma nova ótica sobre o mundo, pessoas, culturas, carreiras, crenças, espiritualidade e sobre a vida.

5. aShoka

 

Foto: aShoka, divulgação

 

A Ashoka é uma organização social internacional com foco em empreendedorismo social, fundada em 1980 na Índia. Está presente no Brasil desde 1986 e é considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação NGO Advisor.

O objetivo é, por meio de programas de desenvolvimento, vivências e de comunidades de empreendedores sociais, facilitar o surgimento de novos empreendedores sociais, além de criar ambientes para de conexão entre líderes que sejam espelho para o mundo e inspirando pessoas a se reconhecerem como agentes de transformação positiva na sociedade.

Você procura uma ONG para ajudar e fazer parte?

Existem muitas outras organizações sociais que nos inspiram até hoje e que são modelos de inovação, gestão e transformações sociais. Para conhecer mais instituições, acesse os sites abaixo:

Estes empreendimentos inspiram e emocionam porque têm como propósito criar condições dignas para pessoas de diferentes contextos e vulnerabilidades. Apesar das questões econômicas serem fundamentais, o principal foco é ajudar pessoas e oferecer benefícios diretos somem com os viabilizados pelo setor público e privado.

Se você está em busca em uma nova carreira, se está de transição de atividade profissional ou se deseja oferecer suas habilidades, competências, e valores, mergulhe neste universo. Centenas, milhares ou até milhões de pessoas, aguardam pelo seu poder de transformação social.

Caso você sinta que a educação é um caminho para construir um mundo melhor, capaz de empoderar crianças e professores a escreverem novas histórias, junte-se a nós!

Conheça a OMUNGA e faça parte desta causa. 😊

Contamos com você!

 

Até a próxima,
Roberto Pascoal
Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA