Como a educação pode promover a transformação social
“Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação antes de tudo”. Foi assim que Malala Yousafzay concluiu seu discurso durante a reunião de jovens líderes na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 12 de julho de 2013, em Nova York.
A jovem ativista paquistanesa evidenciou ao mundo a importância da educação como libertadora, como potência para o protagonismo e, principalmente, como algo possível para todos e todas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante o direito à educação, porque entende que por meio dela é possível o pleno desenvolvimento pessoal, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
No entanto, sabemos que a garantia legal à educação e à cultura não significa verdadeiramente ter acesso a elas ou maiores oportunidades para vivenciá-las. O Brasil, com sua extensão continental e enorme desigualdade social, expressa o enorme desafio de levar conhecimento e desenvolvimento humano para os que mais precisam.
É preciso agir, arregaçar as mangas para levar às regiões mais vulneráveis todo o conhecimento disponível. Desta forma, a vida de crianças, jovens e educadores poderá ser transformada.
> Assinar ou doar: qual a melhor opção pra você mudar o mundo?
Como você pode mudar o mundo por meio da educação?
Nós, da OMUNGA, acreditamos que somente pela educação é possível erradicar todo tipo de vulnerabilidade. Construir uma biblioteca, ofertar livros e propiciar momentos de escuta e desenvolvimento pessoal e profissional para os docentes é o caminho escolhido pelo time da OMUNGA para concretizar seu propósito de origem.
“A escolha de cada livro, de cada profissional que ministrará as oficinas de formação docente é realizada a partir de um minucioso trabalho de estudo da realidade local e das necessidades dos estudantes e docentes.” diz Ana Carlota Vieira Niero, coordenadora pedagógica dos projetos.
“A equipe pedagógica, assim como todos os colaboradores da OMUNGA Grife, tem um profundo respeito pelo conhecimento e experiência de vida de cada ser humano impactado pelos projetos”, conclui.
Este trabalho só é possível por causa de pessoas idealistas que acreditam no poder transformador da educação e apoiam essa causa. Você também pode ser um protagonista desta transformação, venha fazer parte da construção de um mundo melhor por meio da educação. Clique aqui e conheça a atuação da OMUNGA.
Contamos com você!
Um abraço com amor e gratidão,
Ana Carlota
Coordenadora Pedagógica da OMUNGA