O novo projeto da OMUNGA será viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura

Conheça o do Projeto OMUNGA no Monte Roraima, aprovado para captação de recursos em 17 de dezembro/21

 

O Natal chegou mais cedo na OMUNGA! Recebemos nossa segunda aprovação para captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet). O Projeto OMUNGA no Monte Roraima impactará 1,8 mil crianças e 225 professores da rede municipal de ensino de Uiramutã/RR, localizada no extremo Norte do Brasil. A cidade faz fronteira com a Guiana e a Venezuela e é considerada a 5ª cidade mais vulnerável do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM – Atlas de Desenvolvimento Humano/2013).

 

O desafio começa no acesso até lá: o trajeto de 315 quilômetros, partindo de Boa Vista, capital de Roraima, leva cerca de 9 horas com a recomendação de veículos com tração nas quatro rodas. Chegando lá, encontramos um município com indicadores sociais em patamares alarmantes. A nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB – INEP/Ensino Médio/2019) é que 2,6, em escala de 1 a 10; a cidade não possui bibliotecas e as escolas públicas contam com pouquíssimos livros. Além disso, grande parte da população, estimada indígena em uma taxa de 90%, vive sem acesso a comunicação, energia elétrica e banheiros.

 

Projeto beneficiará em torno de 1,8 mil crianças e 225 professores de Uiramutã/RR. Foto: Acervo OMUNGA

 

O objetivo do nosso trabalho é potencializar a leitura por meio da valorização da cultura. O projeto prevê dois anos de formações culturais para todos os professores da rede pública municipal, sendo três ciclos a cada ano. Também está prevista a distribuição de livros para as 60 escolas municipais da cidade, a produção de material audiovisual de média metragem apresentando a execução do projeto e também a elaboração de um livro retratando as riquezas culturais de Uiramutã através do olhar da comunidade escolar. E, por fim, viabilizar a construção da primeira biblioteca da cidade, sendo contrapartida da OMUNGA.

 

Projeto OMUNGA no Monte Roraima foi elaborado junto à comunidade

 

Tudo isso foi elaborado juntamente com a comunidade escolar em questão, respeitando sua história, tradições, cultura, contexto e o modo como vivem. Para isso, foram realizadas duas expedições, em dezembro de 2020 e maio de 2021. A primeira foi uma ação de reconhecimento de território, para validar os estudos iniciais de indicadores sociais.

 

Roberto Pascoal, Presidente-Executivo da OMUNGA, junto à comunidade escolar de Uiramutã/RR. Foto: Acervo OMUNGA

 

Foram estabelecidos os primeiros contatos, com momentos de escuta do poder público local, lideranças comunitárias, comunidade escolar e, principalmente, com as famílias e crianças que serão impactadas. Seis meses depois, voltamos em busca de dados complementares para finalizar a elaboração do projeto e a apresentação da proposta pedagógica.

 

 

 

 

Submetemos a proposta à Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e no dia 17 de dezembro recebemos a aprovação para iniciar a captação de recursos. Nosso primeiro projeto aprovado, o OMUNGA na Amazônia, contou com o investimento das empresas Whirlpool, IBM, Havan, Bayer e TKE, além de pessoas físicas.

 

 

Professores distribuem atividades escolares nas comunidades mais distantes de Uiramutã. Foto: Acervo OMUNGA

 

Agora, estamos ampliando a nossa lista de possíveis investidores, na expectativa de que os aportes iniciem ainda em 2021. Vale salientar que o projeto OMUNGA no Monte Roraima também pode contar com doações de pessoas físicas. Desde já, agradecemos o apoio e o engajamento dos ASSINANTES, DOADORES, PATROCINADORES e PARCEIROS que abraçam nossos projetos e viabilizam as nossas ações. Também agradecemos ao nosso TIME, à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

 

E para quem ainda não nos conhece: a OMUNGA atua ampliando o acesso à cultura e educação nas regiões mais distantes e isoladas do país, onde poucas ou nenhuma organização social atua. Assim, realizamos formações continuadas de professores, distribuição de livros e construção de bibliotecas nestas regiões.

 

Para aprimorar nossos impactos sociais, investimos esforços em nossa gestão e governança e, como consequência, conquistamos o Selo Doar (2020), emitido pelo Instituto Doar, que avalia a gestão de governança e transparência de empreendimentos sociais. Além disso, no programa VOA/PEX da Ambev (2019/2020), tivemos a nota 9,8 (00 é a nota mínima e 10 a nota máxima) no programa de gestão, governança e transparência.

 

Professores percorrem quilômetros para chegar até comunidades mais isoladas do município. Foto: Acervo OMUNGA

 

Invista na nossa causa

 

Empresas que possuem interesse em realizar investimento no projeto OMUNGA no Monte Roraima, via Lei de Incentivo à Cultura, podem acessar a apresentação no botão abaixo ou escrever para [email protected]. Abaixo, também constam os dados do Instituto OMUNGA e do Projeto OMUNGA no Monte Roraima.
É importante lembrar que pessoas físicas também podem doar. Se você deseja fazer parte, nos escreva também! ([email protected]).

 

 

Sem dúvida, juntos podemos construir o mundo melhor que tanto desejamos e, agora, aproveitando parte do seu imposto de renda que. Ou seja, o valor que você já iria pagar pode ser direcionado para impactar 1,8 mil crianças e 225 professores.

 

 

Projeto beneficiará em torno de 1,8 mil crianças e 225 professores de Uiramutã/RR. Foto: Acervo OMUNGA

 

Doações via lei de incentivo à cultura

 

Pessoas físicas que fazem sua declaração de Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do IR devido para o nosso projeto.

 

Para facilitar essa doação, apresentamos um passo a passo:

1. Faça uma simulação no site da Receita Federal para calcular o seu potencial de doação (clique aqui);

2. Efetue sua doação na conta específica e exclusiva do Projeto OMUNGA no Monte Roraima, da maneira que preferir:

 a. Depósito identificado no Banco do Brasil, para não correntistas:
Ir ao guichê do caixa do Banco do Brasil, com as seguintes informações:
Dados bancários (conforme abaixo)
Valor: até 6% do seu IR devido
Identificador 1: CPF do doador (sem pontuação)
Identificador 2: 2 (digitar apenas o número “2”, pois se trata de pessoa física)
Identificador 3: não precisa inserir

b. Depósito identificado, para correntistas do Banco do Brasil:
Pode ser realizado no guichê do caixa ou via celular, computador e terminais de autoatendimento.
Selecione a opção Transferências -> Depósito identificado.
Dados da conta destino: conforme abaixo
Valor: até 6% do seu IR devido
Identificador 1: CPF do doador (sem pontuação)
Identificador 2: 2 (digitar apenas o número “2”, pois se trata de pessoa física)
Identificador 3: não precisa inserir

c. DOC:
Tipo de conta: Conta Corrente
No campo “Finalidade”, selecionar Doação com Incentivo Fiscal
Tipo de Conta: Jurídica
Dados bancários: conforme abaixo
Valor: até 6% do seu IR devido

d. TED:
Tipo de conta: Conta Corrente
No campo “Finalidade”, selecionar Doação com Incentivo Fiscal
Tipo de Conta: Jurídica
Dados bancários: conforme abaixo
Valor: até 6% do seu IR devido

DADOS BANCÁRIOS EXCLUSIVOS PARA DOAÇÃO DO IR (Lei de Incentivo à Cultura):
Favorecido: MINC PRONAC 212787*
CNPJ: 28.229.448/0001-09 (INSTITUTO OMUNGA)
Banco do Brasil (001)
Agência: 2981-5
Conta corrente: 51.837-9

*Observação: Por se tratar de uma conta exclusiva para captação de recursos para o projeto OMUNGA no Monte Roraima, embora o titular seja o Instituto OMUNGA, a denominação da conta segue os parâmetros da Secretaria Especial da Cultura e é identificada por meio do número do projeto junto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

3. Envie o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail [email protected].
O recibo da transferência já serve como comprovante. Mas caso você queira um recibo do Instituto, envie juntamente com o comprovante os dados do doador (nome completo, CPF, endereço completo, incluindo CEP, e telefone com DDD) para que possamos emitir o recibo de doação que será usado no abatimento do imposto de renda 2021.

 

 

Foto: Acervo OMUNGA

 

Caso a sua opção seja realizar DOAÇÕES NÃO VINCULADAS AO IMPOSTO DE RENDA, os dados são:
INSTITUTO OMUNGA
CNPJ: 28.229.448/0001-09
Banco do Brasil
Agência: 2981-5
Conta Corrente: 43.478-7

 

Conheça mais as expedições para a elaboração do Projeto OMUNGA no Monte Roraima no Blog da OMUNGA:
Expedição OMUNGA: vem aí o projeto OMUNGA no Monte Roraima
Expedição OMUNGA em Uiramutã: aprendizados e reflexões sobre a educação em Roraima

Saiba mais sobre os outros projetos da OMUNGA:
OMUNGA na Amazônia
Escolas do Sertão
Livros para África

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Um forte abraço,
TIME DA OMUNGA
[email protected] | (47) 3305 6716