Uma noite de música, livros e união: Concerto Beneficente arrecada livros infantis para os projetos da OMUNGA

Fotos de Gabriel Bazt


Numa iniciativa do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, com o patrocínio da Martinelli Advogados, no dia 24 de junho, às 19h30, no Teatro COREE de Joinville, foi realizado um Concerto Beneficente com o objetivo de arrecadar livros infantis para os projetos da OMUNGA Grife Social e Instituto.


O Musicarium é um empreendimento social voltado à formação de orquestras, com o propósito de desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. Fundado em 2017, em Joinville/SC, ao longo de sua história atendeu 250 crianças de diferentes classes sociais e regiões do Brasil.



Assim, o ingresso para o concerto com o flautista Renan Mendes (solista do Theatro Municipal de São Paulo/SP e professor do Musicarium) e a Camerata Musicarium foi um livro infantil.


Após ampla divulgação realizada por meio das redes sociais, assessoria de imprensa e contato direto com os parceiros do Musicarium e da OMUNGA, todos os 300 ingressos disponíveis foram esgotados, resultando em uma plateia sensível e profundamente engajada.


Muitos encontros e reencontros marcaram a noite, em que as equipes do Musicarium e da OMUNGA, recepcionaram os convidados, receberam os livros doados e expressaram sua gratidão pela presença de todos.


A abertura do espetáculo contou com um vídeo de apresentação do Musicarium e outro da OMUNGA. Em seguida, o idealizador, maestro e Diretor-Presidente do Musicarium, Sergio Ogawa, saudou o público, compartilhou os objetivos e valores da instituição, destacou o potencial transformador da música na vida das crianças atendidas, falou sobre a futura sede e novo teatro com capacidade para 700 pessoas, além de expressar sua emoção com tudo o que vem sendo construído ao longo dos anos.




A apresentação teve duração aproximada de uma hora. Os 18 jovens músicos, juntamente com Renan Mendes e o Professor de Piano, Arthur Bandt, encantaram o público com obras de Antonio Vivaldi, Carl Philipp Emanuel Bach e Carlos Gomes, entre outros. 


Os jovens talentos envolveram a todos de tal forma que o tempo pareceu parar.


Aquelas músicas fizeram o tempo desacelerar. Relaxaram, inspiraram e emocionaram todos os presentes.




Nesta noite, foram arrecadados mais de 300 livros de literatura infantil. Essas obras farão parte do acervo da Campanha de Doação de Livros OMUNGA 2025 e serão destinadas aos projetos da OMUNGA realizados no sertão do Piauí, Amazônia, Roraima, Ilha do Marajó (Pará) e, em breve, no Acre.


OMUNGA significa unidade, união, conjunto em umbundu, dialeto de Angola. E, nesta noite, sem dúvida, houve uma verdadeira comunhão, plenamente conectada com o significado do nome OMUNGA.


Agradecemos imensamente ao Musicarium Academia Filarmônica Brasileira pela oportunidade de estarmos juntos nesta iniciativa, por nos inspirar com seu trabalho e também à Martinelli Advogados, que mais uma vez esteve ao lado de dois empreendimentos sociais, colaborando com essa grande corrente colaborativa. Agradecemos também a todos aqueles que, de alguma forma, fizeram parte desse momento especial.



Roberto Pascoal, Diretor da OMUNGA, em companhia de Sergio Ogawa e Karla Flores, da Musicarium


Toda iniciativa conta. Toda contribuição é importante. E fará a diferença na vida de milhares de crianças que vivem nas regiões mais distantes e isoladas do Brasil.


Porque juntos somos mais fortes. Juntos somos mais OMUNGA!


Muito obrigado por visitar o nosso blog! Até a próxima! 🙂