Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia

O Projeto OMUNGA na Amazônia foi um divisor de águas na história da OMUNGA.

Foi o primeiro projeto na Amazônia, a primeira vez em que contamos com grandes investidores e a primeira vez que produzimos um documentário de média-metragem.

Quase tudo foi a nossa “primeira vez”, o que nos exigiu muita coragem para desbravar tantas áreas desconhecidas, ampliar nossos conhecimentos e potencializar muita resiliência para contornar “aprendizados” e o que não estava no nosso controle.

E, aconteceu! Entre 2018 e 2024, o Projeto OMUNGA na Amazônia foi da idealização à conclusão.

O projeto contemplou seis ciclos de desenvolvimento de professores, distribuição de 10 mil livros e a produção do documentário de média-metragem. E, também, faz parte da iniciativa e construção da primeira biblioteca da cidade, uma contrapartida da OMUNGA que ainda está em fase de desenvolvimento do projeto arquitetônico.

O documentário já estava disponível no canal da OMUNGA no Youtube (clique aqui) desde junho de 2024.

Mesmo assim, decidimos criar uma oportunidade para que amigos, parceiros, fornecedores e investidores pudessem contemplar esta obra, numa atmosfera mais intimista, sobre a vibração da gratidão.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Assim, na noite de 24 de fevereiro de 2025, às 19h30, recebemos, aproximadamente, 200 convidados no Auditório do Ágora Tech Park, em Joinville/SC, para uma noite de celebração.

A noite começou com o empreendedor social Roberto Pascoal, PRESIDENTE e FUNDADOR da OMUNGA, surpreendendo a todos ao compartilhar sua surpresa com uma visitante especial: sua tia-avó de 101 anos que fez questão de sair de sua cidade (São Francisco do Sul), a 65 quilômetros de Joinville, para prestigiar o evento.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Logo após, Leda Campos, psicóloga, consteladora e escritora, evocou uma concentração de energia para que a plateia se conectasse com nosso espírito de gratidão.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

O músico Léo Santos deu vida a centenas de fotos e vídeos projetados no telão. Os registros eram da jornada de execução do projeto e dos integrantes dos TIMES que participaram das expedições. Tudo ganhou mais vida por meio de canções que propuseram reflexões sobre o tempo e o que realmente importa.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

O arquiteto e sócio da Metroquadrado Arquitetura, Miguel Cañas, parceiro que faz parte do TIME responsável pela construção da biblioteca, compartilhou reflexões sobre unidade, conexões com a floresta e suas experiências com os povos originários e nos fez sentir “todos um”.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Ana Carlota, coordenadora pedagógica e diretora administrativa da OMUNGA e Daniel Machado, coordenador cultural e fotógrafo da OMUNGA, apresentaram os desafios da iniciativa. Da pandemia, a mudança de gestão municipal da cidade atendida, a seca na Amazônia.

Tudo foi superação!

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Julio May, Diretor de Imagens e Sócio da Longplay Filmes, produtora responsável pela produção do documentário, juntamente com a DBC Áudio, dividiu com os convidados a significância deste trabalho: “Quero que meu filho veja sentido naquilo que faço na área cinematográfica”.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Por sua vez, o Documentário OMUNGA na Amazônia apresentou toda jornada deste projeto e a força que fez parte do encontro entre aqueles que acreditam no poder transformador da leitura, da cultura e da educação, visualizando uma dimensão mais clara sobre a atuação da OMUNGA.

Além disso, o Documentário visa também inspirar outros educadores do Brasil, pois acreditamos que as ideias e metodologias compartilhadas possam ser aplicadas por qualquer professor, em qualquer território do Brasil e do mundo (o documentário conta com legendas em mais de 10 idiomas).

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Após a exibição do documentário, Roberto Pascoal, juntamente, com Heloisa Schwartz, vice-presidente da OMUNGA, fizeram uma homenagem aos pais daqueles que fazem parte do TIME da OMUNGA. “Os responsáveis por estarmos aqui hoje são vocês. Estamos aqui, unicamente, por causa do SIM, da união e do amor de cada pai e de cada mãe. Muitas vezes, nós, filhos, desejamos receber amor de uma forma. Por outro lado, vocês, pais, também desejam receber o nosso amor de outra maneira, de um jeito diferente daquele que compartilhamos, e isso pode gerar desencontros, ausências e dores. No entanto, o amor sempre prevalece. Por isso, reconhecemos, amamos e honramos todos vocês”, explicou Pascoal.

Foi uma noite para se emocionar com cada palavra trocada, que reafirmaram o que sempre acreditamos: a leitura, a cultura, a educação e os vínculos com senso de importância têm o poder de transformar vidas (de todos), independente de onde estejam. Porque todos têm esse direito.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

Pascoal lembrou que a OMUNGA existe para isso: “Para chegar aonde poucos chegam, para estar onde poucos querem estar, porque é longe, caro, desconfortável; para olhar para uma camada da sociedade que poucos querem conhecer, entender e se conectar; onde poucos tem a disposição para propor e realizar alguma resolução, mesmo que seja um pequeno passo”. Também lembrou que a OMUNGA acredita que, se desejamos um Brasil, um mundo melhor, devemos olhar para todos, TODOS, independentemente, de onde estejam.

Ele ainda reforçou que o Projeto OMUNGA na Amazônia só foi possível ser viabilizado por causa de apoiadores, investidores, incentivadores, do TIME e de todos que, de alguma forma, tornaram esse projeto realidade.

Pascoal enfatizou a GRATIDÃO!

O melhor de tudo é que todos poderão assistir ao documentário, que está disponível no canal da OMUNGA no Youtube (clique aqui), a qualquer momento.

Foto de Leo Waltrick para o Evento de Exibição do Documentário OMUNGA na Amazônia.

O que vem na sequência?

Estamos na fase de elaboração do projeto arquitetônico da biblioteca que será construída em Atalaia do Norte/AM. A proposta inicial era entregar a biblioteca, juntamente, com a finalização do projeto.

Porém, o processo de definição para a escolha do terreno onde a biblioteca será construída foi moroso e a confirmação ocorreu somente em março de 2024.

Quando definido o terreno, foi necessária a realização de diversos estudos técnicos para viabilizar o projeto, e, devido à complexidade do território e a falta de profissionais capacitados na região, todo o processo de estudo levou meses para ser finalizado.

Agora, com o projeto arquitetônico em andamento, seguimos para as próximas etapas: sua finalização, seguida da elaboração do orçamento, captação de recursos complementares para aí sim, iniciar a construção.

O Projeto OMUNGA na Amazônia é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com os investidores Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, IBMHavanBayer e TKE, além de pessoas físicas que acreditam num mundo melhor por meio da valorização cultura e da educação. E, sobretudo, acreditam que se desejamos um mundo melhor, devemos cuidar de todos, independentemente de onde estejam.

Mais uma vez, agradecemos todos! MESMO!

Desejamos poder contar com a mesma energia para novas iniciativas que estão acontecendo como o Projeto Escolas do Sertão, OMUNGA no Monte Roraima e em breve, OMUNGA na Ilha do Marajó!

Um forte abraço com apreço e respeito. Até a próxima!

TIME de Comunicação da OMUNGA!

[email protected] | 47 47 3305 6716

Importante: Para ter acesso a todas as fotos do evento, basta clicar aqui. Inclusive, pedimos que compartilhe as fotos em suas redes sociais com o link do Documentário que consta abaixo e que marque a OMUNGA (@omunga_oficial). Por fim, também pedimos que marque o fotógrafo parceiro Leo Waltrick (@leowaltrickfotografia).

Link do Documentário para você copiar:
https://www.youtube.com/watch?v=DLsAVHDQ4Vs&t=12s

Abaixo, também consta a principal peça de divulgação do Documentário OMUNGA na Amazônia, caso também queira compartilhar e nos marcar.

Juntos somos mais OMUNGA!

GALERIA DE FOTOS