Instituto OMUNGA recebe Selo Doar 2020

Num ano repleto de desafios e de muitas conquistas, anunciamos com felicidade e gratidão que o Instituto OMUNGA recebeu o Selo Doar 2020, um certificado nacional de confiança e credibilidade.

 

 

O Selo Doar tem como objetivo incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras com uma certificação independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).

O Programa VOA, promovido pela Ambev e do qual o Instituto OMUNGA participou em 2019 e 2020, contou com a parceria do Instituto Doar, idealizador e responsável por essa certificação.

A auditoria do Selo Doar – Critérios 2020-23 avalia 52 pontos de organizações sociais em oito grandes campos:

  • Causa e Estratégia
  • Governança
  • Contabilidade e Finanças
  • Gestão
  • Recursos Humanos
  • Estratégia de Financiamento
  • Comunicação
  • Prestação de Contas e Transparência

O Instituto OMUNGA foi aprovado no processo de auditoria do Selo Doar Critérios 2020-23 e qualificou-se como organização certificada com o Selo A. Além disso, o Instituto OMUNGA obteve 9,8 pontos (escala até 10) na avaliação do Programa VOA – Ambev.

 

 

Desta forma, a OMUNGA integra um seleto grupo de organizações sociais brasileiras certificadas de forma independente pelo padrão de qualidade definido pelo Instituto Doar e baseado nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

Na prática, isso significa que estamos criando melhores condições para o nosso crescimento, favorecendo relações com grandes investidores e aumentando a escala de nossos impactos sociais.

Para Cristiane Perin de Oliveira, Gestora de Projetos e Governança do Instituto OMUNGA, “o Programa VOA colocou a OMUNGA em outro patamar quando falamos em qualidade de gestão, processos e governança no terceiro setor. A qualificação com o selo era uma das principais metas da instituição em 2020 e representa a materialização do empenho da equipe da OMUNGA, nos últimos dois anos, em evoluir nos processos relacionados a gestão.”

Cristiane ressalta que contamos com a dedicação da nossa equipe e também com o suporte da Ambev. “Desde o começo os mentores se referiam à OMUNGA utilizando o termo “nós”, e este sentimento de “fazer junto” é muito importante para o Instituto OMUNGA”, destaca.

 

Cristiane Perin de Oliveira, Gestora de Projetos e do Instituto OMUNGA.

 

Ano de 2020 fortaleceu estruturação organizacional da OMUNGA

O selo do Instituto Doar é resultado de um ano em que a maioria das pessoas realizou longas reflexões, olhares para dentro e reposicionamentos sobre a vida. E aqui na OMUNGA não foi diferente. Como a pandemia pausou nossas ações em campo, investimos nossa energia em olhar para dentro e “potencializar a casa”. O objetivo foi de construir uma gestão organizacional mais eficiente e sustentável, melhorando os projetos atuais e buscando ampliar os impactos sociais no Brasil com novos projetos.

De acordo com Luiz Melo Romão, Coordenador de Projetos da OMUNGA, “a instituição passou por uma série de adequações em 2020 na sua  estrutura organizacional, com foco no planejamento estratégico, indicadores e metas que devem nortear todas as ações e projetos da OMUNGA no próximo ano.”

– A obtenção deste selo é muito importante, porque reconhece e legitima o nosso trabalho, colocando a OMUNGA entre as principais e melhores ONGs do Brasil – destaca Romão.

 

Luiz Melo Romão, Coordenador de Projetos do Instituto OMUNGA

 

Dois anos focados em gestão e retomada dos projetos

Por meio dos aprendizados no Programa VOA 2019, no Programa de Excelência VOA 2020 (PEX) e dos requisitos do Selo Doar 2020, houve esforços para revisar objetivos, criar metas, organizar os processos, formular e acompanhar planos de ação e promover melhorias no time, o que vem trazendo ótimos resultados. E tudo isso com o apoio de profissionais da Ambev que, voluntariamente, atuaram como mentores.

 

Roberto Pascoal e William Cancellara, mentor voluntário durante a Expedição de Formação de Professores para o Projeto Escolas do Sertão – ou/2019.

 

Nos dois anos de Programa, transformamos nossos sonhos em metas exequíveis. Os planos de ações são sustentados por um painel de indicadores e o nosso dia-a-dia é monitorado, o que nos permite dimensionar performance, promover melhorias e dar ritmo aos nossos objetivos. “Não paramos de sonhar, apenas estruturamos a realização de nossos sonhos e renascemos junto com o Programa VOA/PEX da Ambev”, diz Roberto Pascoal, Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA.

Os objetivos de nossa comunicação também contaram com melhorias, fortalecendo nosso propósito e identidade para captação de recursos, para que doadores e assinantes continuassem conosco e para disseminar informações relacionadas à nossa #omungasoul. Essa reformulação, repleta de metas e planos de ações, juntamente com as realizações que fazem parte de nossa história, atraiu a atenção de programas com cobertura nacional, resultando na participação da OMUNGA no Profissão Repórter e no Caldeirão do Huck.

 

O Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA, Roberto Pascoal, participando de uma matéria sobre os desafios dos professores que atuam no sertão, sendo entrevistado pela repórter Nathalia Tavolieri do Programa Profissão Repórter.

 

 

Além disso, criou-se condições para que retomássemos projetos, como foi o caso da formação de professores do Projeto Escolas do Sertão em outubro/2019, e para que grandes empresas nacionais e multinacionais como Whirlpool, ThyssenKrupp, Havan, Bayer e IBM realizassem aportes no Projeto OMUNGA na Amazônia, viabilizado via Lei de Inventivo à Cultura. Isso significa que estamos aumentando nossos impactos.

Por fim, também foi possível voltar a campo por meio da Expedição OMUNGA, onde o empreendedor social Roberto Pascoal desbrava as 10 cidades mais vulneráveis do Brasil para conhecer pessoas, histórias, realidades e contextos, buscando sinergias com o objetivo de aumentar os impactos da OMUNGA por meio de novos projetos. Leia aqui sobre a Expedição OMUNGA.

 

OMUNGA tem apoio de mentores do Programa VOA/PEX da Ambev

Para alcançar todos estes resultados contamos com o apoio de três mentores voluntários do Programa de Excelência VOA 2020 (PEX).

 

Time de Mentores da OMUNGA que fazem parte do Programa de Excelência 2020. Tiago Narciso, Rosane Kunst e João Paulo Barreto, respectivamente.

 

Mentores que foram muito além de um “programa de mentoria”. Pessoas que se apaixonaram por nossa causa, entenderam nossos sonhos e acolheram com respeito e amor nossos desafios. Ficaram ao nosso lado na hora de recuperar o “fôlego”, nos apresentaram outros horizontes, nos impulsionaram para um novo caminho e sempre nos instigaram a querer mais.

Para a voluntária do Programa VOA, Rosane Kunst, os dois anos de mentoria junto à OMUNGA foram transformadores, principalmente porque o nosso propósito se alinha com as percepções dela: de lutar por um mundo melhor por meio da educação.

“Saber que de alguma forma colaborei para o crescimento, através da gestão, uso de ferramentas e construção de estratégias, me deixou extremamente realizada. Os encontros sempre foram momentos de muita troca, aprendizados e novas experiências, e olhar para toda essa evolução e acompanhar as conquistas, me enchem de orgulho. Hoje só posso agradecer e parabenizar todo esse time OMUNGA! Continuem sempre sonhando grande!”

 

Time da OMUNGA e da Ambev, junto com Mentores do Programa PEX 2020.

 

Além dos mentores, o Programa VOA/PEX proporcionou o contato com centenas de organizações sociais que possuem o mesmo propósito que nós e que passam ou passaram pelos mesmos desafios. Um ambiente fantástico para troca de experiências.

Por fim, também contamos com o suporte de um time da Ambev exclusivamente voltado ao aperfeiçoamento e geração de impacto social.

A todas essas pessoas brilhantes MUITO OBRIGADO! M E S M O !

 

Equipe da OMUNGA, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Coree Music Institute, empreendimentos sociais de Joinville que participaram do Programa VOA 2019 e PEX 2020.

 

Não importa quantas vezes possamos agradecer, é muito difícil dimensionar o que sentimos, pois não se trata dos sonhos de um empreendedor social, do seu time e de pessoas que fazem parte dessa causa. Trata-se do sonho, da vida, da sensação de liberdade, autonomia e poder de escolha de milhares de crianças e centenas de professores que são beneficiados por nossos projetos, por meio da construção de bibliotecas e formações continuadas de professores.

O retorno disso tudo, quem sabe, seja a longo prazo, quando conquistarmos o mundo melhor que tanto sonhamos para nossos filhos e para as próximas gerações, a partir do que realizamos em benefício de nossas crianças HOJE.

 

Heloisa Schwartz, Vice-Presidente do Instituto OMUNGA, Carla Canale, Diretora Administrativa e Roberto Pascoal, Presidente e Fundador do Instituto OMUNGA.

 

MUITO OBRIGADO AMBEV!

MUITO OBRIGADO PROGRAMA VOA/PEX!

MUITO OBRIGADO INSTITUTO DOAR!

Com carinho e gratidão, TODO time da OMUNGA Grife Social e Instituto.

[email protected]

Conheça o TIME que faz tudo isso acontecer clicando aqui,