Após as vivências de Roberto Pascoal na África e no Sertão, surgiu a ideia de que o primeiro projeto da OMUNGA, ainda não formalizada na época fosse no Brasil.

 

Assim, em 2013 nasceu o Projeto Escolas do Sertão com o objetivo de criar melhores perspectivas de educação para crianças que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social, potencializando sua capacidade de criar o futuro com liberdade e autonomia.

 

Os municípios foram selecionados por meio de indicadores sociais e viagens exploratórias, quando foi possível avaliar o contexto de vulnerabilidade e o engajamento de comunidades, empresas locais e do poder público.

Betânia do Piauí estava na 5543ª posição no ranking de IDHM e apresentava notas 3,3 e 3,8 no IDEB. Curral Novo do Piauí estava na 5416ª posição do IDHM, com IDEB de 3,6 e 2,92.

 

O projeto foi concebido com o envolvimento e comprometimento de toda a comunidade, unidos pelo propósito maior de melhorar a educação local.

 

Os recursos financeiros foram provenientes da venda de camisetas e recebemos doações de livros e computadores. Além disso, o projeto contou com os seguintes apoios:

– Prefeitura de Betânia do Piauí/PI: material de construção (tijolos e telhas) e serviços de pedreiros para a construção da biblioteca na comunidade de Serrinha e, durante as formações de professores, custeou parte das despesas de hospedagem e alimentação da nossa equipe;

 

– Prefeitura de Curral Novo/PI: durante as formações de professores, custeou parte das despesas de hospedagem e alimentação da nossa equipe;

 

– Mineradora Bemisa: recursos financeiros para a construção da biblioteca no povoado de Baixio dos Belos, em Curral Novo/PI.

 

No dia 11 de outubro de 2013 foram inauguradas as duas bibliotecas do projeto.

Em 2014 foram iniciadas as formações continuadas com todos os professores da rede pública dos dois municípios. O trabalho foi desenvolvido a partir de diagnósticos realizados com a própria comunidade, respeitando o contexto local, suas características, histórias e, sobretudo, potencializando o professor-educador como protagonista e principal agente da transformação por meio da educação.

Nos 14 ciclos de formação já concluídos (7 em cada município, de 2014 a 2016), voluntários com atuação em gestão educacional e cultural, bibliotecárias, contadores de histórias, professores, psicólogos e assistentes sociais desenvolveram temas e conteúdo como Professor Protagonista, Formação de Leitores, Desenvolvimento de Projetos Literários, Contação de História, Formação de Lideranças e Indicadores de Resultados.

ASSISTA O VÍDEO DO PROJETO ESCOLAS DO SERTÃO

Em 2017 as bibliotecas continuaram funcionando, entretanto não houve formação de professores. Isso ocorreu em função da transição de governo local, pela limitação dos recursos da OMUNGA e por estarmos num período de reestruturação do modelo de negócio.

 

No ano de 2018 a OMUNGA esteve nos municípios para avaliar a situação das bibliotecas e articular, junto ao poder público, a continuidade do Projeto. Além disso, com o objetivo de aperfeiçoar as formações e estabelecer metas que resultem em métricas concretas de mensuração das ações desenvolvidas, a equipe pedagógica iniciou o planejamento para o novo ciclo de formação de professores, a ser realizado em 2019.

Já em 2019, foram retomados os processos de escuta com os Professores de Betânia do Piauí e a retomada das formações de professores, evidenciando que o vinculo com a comunidade escolar de Betânia do Piauí continua vivo e repleto de expectativas.

 

As atividades de 2019 ocorreram somente no município de Betânia do Piauí, pois, não tivemos retornos para que as ações também ocorressem em Curral Novo do Piauí, cidade também beneficiada pelo projeto.

Ainda em 2019, houve a solicitação por parte da Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí de transferir a biblioteca da Comunidade de Serrinha para a Comunidade de Emparedada. A solicitação do governo municipal ocorreu em função da evasão de moradores para outras regiões da cidade, diminuindo o número de alunos na localidade.

 

Agora, o desafio é construir uma nova biblioteca na Escola Municipal João Ramos e transferir móveis, livros e computadores para esta nova biblioteca. A escolha por essa unidade escolar ocorreu pelo fato de muitas famílias de Serrinha terem se mudado para Emparedada, uma das regiões distantes da zona urbana de Betânia do Piauí.

Em 2020, as formações continuadas de professores foram suspensas por conta da pandemia. No entanto, continuamos em contato com o poder público de Betânia do Piauí e Curral Novo, acompanhando o avanço da vacinação e as condições para a retomada do Projeto Escolas do Sertão.

ASSISTA O DEPOIMENTO DA PROFESSORA FABIANA

RESULTADOS

HORAS DE CAPACITAÇÃO 240
N° DE PROFESSORES ATENDIDOS 200
N° DE ALUNOS ATENDIDOS 2500
N° DE BIBLIOTECAS CONSTRUÍDAS 2
N° DE LIVROS DOADOS 10000
N° DE COMPUTADORES 10

ACOMPANHE PUBLICAÇÕES SOBRE O PROJETO ESCOLAS DO SERTÃO

EM NOSSO BLOG!

ASSISTA A EDIÇÃO ESPECIAL DO OMUNGA PLAY | Projeto Escolas do Sertão

FAÇA PARTE

MUITO OBRIGADO!