OMUNGA continua presente em programa de qualificação da Ambev.

Reunião com integrantes do time da OMUNGA e mentores da Ambev.

 

Em nossas comunicações estamos abordando com bastante frequência o tema gestão.

Mas o que isso realmente significa para a OMUNGA?

Significa fazer cada vez melhor o “meio de campo” para que nossos projetos alcancem mais resultados positivos!

Além disso, cuidar da gestão organizacional nos permite ampliar o impacto dos projetos para mais cidades, crianças e professores.

Para avançar neste sentido, nos últimos anos a OMUNGA vem progressivamente se estruturando em termos de equipe, processos, modelo de negócios e desenvolvimento de projetos.

Em 2019, investimos bastante tempo e energia no Programa VOA da Cervejaria Ambev. A empresa brasileira, com sede em São Paulo e presente em 18 países, tem como sonho “Unir as pessoas por um mundo melhor”. E o VOA é um exemplo deste sonho: um programa de mentoria voluntária em gestão para ONGs. Por meio dele, funcionários da companhia doam tempo e conhecimentos para auxiliarem organizações do terceiro setor a aplicarem técnicas de gerenciamento em suas atividades. O objetivo é auxiliar as organizações a se estruturarem melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade.

 

Vídeo gravado em 2019, durante o primeiro ano de participação da OMUNGA no Programa VOA.

 

Como acontece na prática?

Durante 6 meses tivemos acesso a aulas ministradas por funcionários da Ambev que compartilharam conceitos como gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores, entre outros.

Além disso, recebemos mentoria de cinco colaboradores voluntários da empresa, que nos acompanharam e ofereceram bastante suporte na aplicação dos conteúdos das aulas e na implementação de ferramentas. Tudo isso permite que tenhamos processos mais estruturados e eficientes.

Dentre as 53 organizações participantes do Programa VOA 2019, a OMUNGA foi uma das 6 finalistas!

Isso demonstra que realmente estamos conseguindo avançar em termos de gestão.

 

William Cancellara (mentor do Programa VOA, edição 2019), Roberto Pascoal (Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA) e Cristiane Perin de Oliveira (Coordenadora de Projetos e Gestora da OMUNGA) em viagem de Formação de Professores em outubro/2019 pelo Projeto Escolas do Sertão.

 

E tem continuidade?

Tem sim, porque avançar em melhorias organizacionais é muito importante para nós!

Neste ano de 2020, o time OMUNGA está focado no Programa de Excelência, criado pela Cervejaria Ambev como um desdobramento do VOA.

O PEX 2020, como é carinhosamente chamado, visa acompanhar o desenvolvimento das organizações participantes da edição do VOA 2019. Contamos com dois voluntários da Ambev, que realizam mentorias periódicas conosco com o objetivo de nos auxiliar na aplicação das ferramentas de gestão aprendidas no VOA.

As ONGs participantes do PEX são avaliadas pelo time da Ambev e, ao final do ano, aquelas que apresentarem os resultados esperados em gestão organizacional e governança receberão o selo de excelência validado pelo Instituto Doar.

Trata-se de um selo nacional de confiança e credibilidade, que reconhece ONGs de todo o Brasil pela evolução em sua gestão organizacional.

Nos últimos anos a OMUNGA participou de um processo de aceleração junto a SPIN Negócios Exponenciais, esteve incubada no Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região – INOVAPARQ e agora, faz parte do PEX 2020.

 

Roberto Pascoal (Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA) e Cristiane Perin de Oliveira (Coordenadora de Projetos e Gestora da OMUNGA), recebendo o Certificado de Participação do Programa VOA, edição de 2019.

 

Para Roberto Pascoal, empreendedor social e fundador da OMUNGA Grife Social e Instituto, “as iniciativas que promovem planejamento, gestão de processos e pessoas, fortalecem a OMUNGA e também transformam meus sonhos em realidade. Pois, para levar mais educação para regiões distantes ou isoladas, onde poucas ou nenhuma organização social atua, não basta sonhar. É preciso aprimorar nossas operações para potencializar cada vez mais nosso poder de execução e, consequentemente, crianças e professores beneficiados”.

Muito obrigado parceiros!
Muito obrigado Ambev!

Por Cristine Perin de Oliveira, Coordenadora de Projetos e Gestora do Instituto OMUNGA e Roberto Pascoal, Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA Grife Social e Instituto.

Publicações relacionadas:

OMUNGA APROVADA NO PROGRAMA VOA 2019 DA AMBEV
1º Encontro do Programa Voa 2019 | Ambev

[email protected] | 47 3437 0651